Segundo a CAEM, 200 audímetros foram afetados pelo apagão da operadora
São vários os serviços, empresas e organizações afetados pelo apagão da Vodafone devido a um ciberataque que está a ser investigado pela Polícia Judiciária. E um dos serviços atingido é a medição de audiências de televisão da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios).
Segundo nota aos clientes da CAEM, “o ficheiro de audiências de dia 07/02 será disponibilizado amanhã de manhã, juntamente com o ficheiro de dia 08/02". "O problema está relacionado com o ataque à Vodafone e que afetou a comunicação de cerca de 200 audímetros.”
Diariamente, as audiências televisivas são medidas por uma amostra de audímetros distribuídos por todo o país. Segundo informação no site da CAEM, “o sistema de audimetria de televisão instalado utiliza um painel de 1.100 lares". "Em cada um destes lares está instalado um audímetro por cada aparelho de televisão em uso. Cada uma destas unidades grava o comportamento de visionamento televisivo dos diferentes membros da família. Em termos médios, o painel é de cerca de 3.000 pessoas.”
O ciberataque à Vodafone comprometeu parte dos audímetros que estão ligados à operadora. Ainda não é conhecida a extensão dos danos provocados a empresas, organizações e serviços que utilizam a Vodafone ou as infraestruturas da empresa para alojar dados.
O ciberataque à Vodafone afetou o sistema de comunicação do INEM - onde se registaram vários constrangimentos para acionar os meios de socorro -, o serviço de chamadas de unidades hospitalares como o Hospital de Guimarães, corporações de bombeiros, vários serviços disponibilizados pelo IPMA, bem como a rede de multibancos.