Nélson Semedo: pior cenário aponta para três meses de recuperação

14 out 2015, 22:18
Nelson Semedo

Lateral do Benfica foi operado esta quarta-feira a uma fratura osteocondral do joelho direito

O jogo no domingo passado com a Sérvia deixou em Nélson Semedo uma sensação agridoce. O lateral do Benfica vestiu pela primeira vez a camisola da Seleção Nacional, mas regressou ao clube lesionado.


Esta quarta-feira ao início da noite, o Benfica divulgou uma informação clínica sobre o jogador, de 21 anos: « O atleta Nélson Semedo foi, esta tarde, operado a fratura osteocondral do joelho direito


«Uma fratura osteocondral é uma fratura pequena que atinge as estruturas da cartilagem e do osso», começa por explicar Leandro Massada, médico ortopedista, que diz que esta é uma lesão desencadeada por uma «sobrecarga provocada por repetição do gesto».

Desconhecendo a extensão da lesão do jogador, o especialista traça, em conversa com o Maisfutebol
, três cenários de recuperação em patologias deste género.

Na melhor das hipóteses
, Rui Vitória poderia ter Nélson Semedo de regresso à competição em menos de um mês. «Esse tempo de paragem acontece quando é retirado um pequeno fragmento», diz o clínico.

Segundo cenário:
«Se o fragmento for maior, é necessário fixá-lo e proceder a uma limpeza da zona onde ocorreu a fratura. Nesse caso, o tempo de recuperação pode ir até oito semanas.»

Há ainda um último cenário
que, a concretizar-se, afastará Nélson Semedo dos relvados até ao início do próximo ano. Este tipo de intervenção é mais complexo e obriga à fixação de um fragmento do osso com um parafuso e a um enxerto de cartilagem no local da fratura. «Acontece nos casos em que ficou uma cratera no local da fratura. Neste caso, a recuperação pode ir até aos três meses», aponta.

Leandro Massada explica que uma fratura osteocondral raramente tem implicações no futuro desportivo de um atleta. «Permite que os jogadores recuperem sem que a lesão deixe sequelas. E, neste caso, estamos a falar de um atleta novo», tranquiliza.

Nélson Semedo foi lançado nesta temporada por Rui Vitória na equipa principal do Benfica. O lateral direito é, a par de Júlio César, o único totalista nos nove jogos oficiais realizados pelos encarnados em 2015/16.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados