«Só faz falta quem cá está», disse Calado

6 jul 2000, 22:35

Parece encontrado o novo «capitão» do Benfica

Calado e Fernando Meira foram os jogadores escolhidos pelo Benfica para falar aos jornalistas depois do primeiro treino da época 2000/2001. Calado representa a transição entre o passado e o presente e surge como principal candidato à sucessão de João Pinto como capitão dos «encarnados». 

Não só por ser um dos jogadores mais antigos no plantel mas, essencialmente, por pequeno pormenores que o treinou deixou transparecer. Calado assumiu sempre uma posição de líder e, no decorrer da «peladinha», desempenhou um papel neutral, de colete branco, jogando sempre com a equipa que atacava. 

Já no final do treino Jupp Heynckes chamou Calado para que este apresentasse o jugoslavo Dudic, que tinha acabado de chegar, aos restantes jogadores. Calado desempenhou o papel de anfitrião levando Dudic perto de cada jogador deixando a entender que estava encontrado o novo «capitão» do Benfica. 

No entanto, o substituto de João Pinto ainda não está definido. «Não, ainda não está nada definido. Vamos ter que nos reunir no balneário para definirmos essa situação. Fui eu que apresentei Dudic porque sou um dos mais antigos do clube. Não nego que gostava de assumir essa responsabilidade, mas também há outros jogadores com capacidades para exercer essa função», referiu Calado. 

O médio encarnado não quis comparar o novo Benfica com o da época passada. «O importante é formarmos um bom grupo de jogadores. Vieram muitos jogadores jovens com vontade de triunfar».  

Quanto á saída de João Pinto, Calado não quis comentar. «É um assunto que nos ultrapassa. Não me pronunciei na altura em que saiu e não é agora que vou falar. João é um amigo pessoal e continua a ser um bom jogador mas, como se costuma dizer, só faz falta quem cá está». Calado preferiu falar dos novos reforços. «Chegaram novos jogadores e esses é que contam. Vai haver luta por todos os lugares e isso é muito importante». 

Entre os reforços, chegaram mais um espanhol, um holandês e um jugoslavo e os problemas linguísticos no balneário voltou a colocar-se. «Não é problema. Temos é que nos entender em campo. De resto, já tivemos o Kandourov, Poborski e até o Sabri, que não falava uma palavra, já nos entende. Vamos procurar ajudar os que chegaram a integrarem-se rapidamente». 

Fernando Meira realizou o seu primeiro treino no Estádio da Luz e mostrou-se impressionado com a dimensão do clube. «É uma grande diferença. É um clube com maior dimensão e com outros objectivos. É uma sensação inexplicável. É um clube sem limites e só estando cá dentro é que se pode ter a noção da sua real dimensão».

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados