«O Campeonato está primeiro» (Maniche)

7 jul 2000, 14:15

Benfiquista aposta na titularidade e define objectivos Maniche e Miguel simbolizam a juventude do plantel benfiquista. O primeiro, quer confirmar as boas indicações da época passada. O segundo, quer convencer Heynckes de que pode ter lugar na equipa.

Maniche parte para a nova época com objectivos bem definidos. O médio/extremo do Benfica quer confirmar as boas indicações da primeira temporada, mas de forma mais consistente: «O meu objectivo é ser titular, não o escondo. No meio ou nos flancos, não importa. Eu quero é jogar!». Pronto a aceitar as opções de Heynckes, de cujo comando técnico chegou a ser um dos símbolos, Maniche terminou a época numa posição de menor relevo, dado que a chegada de Sabry o remeteu para o banco de suplentes. Algo que o jogador se afirma disposto a mudar: «Claro que estou pronto para respeitar as opções do técnico, mas o importante é fazer parte das suas opções. Para isso, estou disposto a jogar onde ele entender». 

Comentando o novo plantel, Maniche não teve dúvidas em apontar «uma equipa mais jovem, de grande valor e muita qualidade. Os elementos que aqui chegam já deram boas provas nos seus clubes e espero que se adaptem rapidamente». As ambições do grupo são claras: «Há seis anos que não ganhamos o título. Vamos fazer tudo para dar essa grande alegria aos nossos adeptos. Queremos ganhar em todas as frentes, mas é lógico que o primeiro objectivo seja o Campeonato». 

Numa perspectiva pessoal, Maniche não acredita que a saída de João Pinto sirva para abrir caminho a novos valores: «No meu caso pessoal isso não se põe. Na época passada fiz muitos jogos com ele e não é a sua ausência que vai mudar a minha situação». Sobre as expectativas suscitadas pelo seu excelente início de temporada, há um ano, Maniche afirma-se pronto a lidar com a pressão: «Sei que as pessoas esperam muito de mim, até porque marquei vários golos. Mas estou disposto a fazer tudo para não desiludir ninguém». 

«Dois dias muito bons» (Miguel) 

Um reforço com direito a «baptismo» na sala de imprensa foi o ex-amadorense Miguel, que não escondeu o seu contentamento com as primeiras impressões na Luz: «Estou a viver dois dias muito bons. Tenho muito boa impressão do grupo e é uma alegria para qualquer jogador efectuar o regresso ao trabalho com tanta gente a assistir e a motivar». 

Acerca das suas possibilidades de afirmação na equipa, Miguel mostrou-se prudente, mas esperançado: «Tenho consciência de que será difícil ser titular. Mas por outro lado acho que se o treinador deu o aval à minha contratação foi porque acredita nas minhas possibilidades». E as boas indicações deixadas no primeiro treino, onde marcou três golos, não o deslumbram: «Foi um bom treino, fiquei satisfeito com a forma como trabalhei, mas não passou disso mesmo. Ninguém deve tirar conclusões precipitadas só com base nisso...».

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados