Falso trabalho de parto obriga a aterragem de emergência em Barcelona - 28 migrantes fogem do avião pela pista

7 dez 2022, 13:57
Migrantes fogem de avião em Barcelona

Uma mulher grávida de cinco meses simulou ter entrado em trabalho de parto para possibilitar a fuga

Um avião comercial que voava de Marrocos para a Turquia aterrou de emergência no aeroporto de El Prat, em Barcelona, na sequência de uma suposta "emergência médica": uma passageira grávida que teria entrado em trabalho de parto nas primeiras horas desta quarta-feira. O aeroporto foi informado e ativou o protocolo designado para este tipo de situações, mobilizando serviços médicos e patrulhas da Guarda Civil e da Polícia Nacional à chegada. No entanto, no momento do desembarque, algo inesperado aconteceu - 28 dos 228 passageiros fugiram do avião e correram pela pista do aeroporto. 

Os passageiros em questão seriam migrantes que aproveitaram o momento de distração para entrar ilegalmente em Espanha. Dos 14 que foram intercetados pelas autoridades, cinco aceitaram regressar ao avião e oito foram enviados de volta para Marrocos. Os restantes 14 continuam em fuga. 

A mulher grávida foi transportada para o hospital de Sant Joan de Deu, onde a suposta emergência médica foi desmentida - na verdade, o tempo de gestação não deveria ultrapassar os cinco meses. Depois de receber alta, foi detida por desordem pública e condenada a regressar ao país de origem (não especificado pelas autoridades). 

Em novembro do ano passado, um avião que também fazia o percurso entre Casablanca e Istambul foi palco de um cenário semelhante. Um dos passageiros terá entrado em estado de coma diabético e requerido uma aterragem de emergência no aeroporto de Palma de Maiorca - momento em que 23 passageiros fugiram do avião pela mesma saída de emergência usada para transportar o doente. Metade dos passageiros conseguiram escapar e o seu paradeiro continua uma incógnita. 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados