Covid-19: não há rotura de autotestes nas farmácias, garantem distribuidores

28 dez 2021, 11:29
Farmácia. Foto: Agência Lusa

ADIFA reconhece "eventuais constrangimentos pontuais" durante o mês dezembro devido ao "aumento significativo da procura", mas a distribuição de autotestes está a decorrer "diariamente"

Não há rotura de autotestes à covid-19 nas farmácias, garantiu, nesta terça-feira, fonte da ADIFA à CNN Portugal.

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos assegurou que a distribuição de testes rápidos às farmácias "não apresenta uma situação de rotura, efetuando-se periodicamente consoante a disponibilidade de testes no mercado nacional e a sua regular reposição".

A ADIFA reconheceu, tal como a presidente da Associação Nacional de Farmácias, "eventuais constrangimentos pontuais" durante este mês de dezembro e que "resultam do aumento significativo da procura".

Na segunda-feira, Ema Paulino já tinha garantido à CNN Portugal que não havia falta de autotestes no país e que os casos relatados de pessoas que não os conseguiam adquiri-los nas farmácias seriam situações pontuais. "Continuamos a ter autotestes e todos os dias estão a chegar às farmácias", indicou a presidente da ANF.

Os distribuidores garantiram, também, que estão a decorrer "operações de abastecimento contínuo às farmácias comunitárias de todo o país".

Esta distribuição é feita "diariamente", sublinhou a ADIFA.

Quanto ao número de autotestes distribuídos diariamente, a associação não divulgou números, justificando que esta monitorização é feita semanalmente.

De acordo com o Governo é obrigatório um teste negativo à covid-19 para aceder a restaurantes, casinos e festas de fim de ano nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Estes testes só podem ser autotestes se forem supervisionados por um profissional de saúde.

Nas últimas 24 horas foram registados mais 6.334 casos de covid-19 em Portugal.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados