Autotestes esgotam em supermercados, mas vêm aí mais

6 dez 2021, 09:16
Farmácia. Foto: Agência Lusa

Este domingo, vários supermercados das grandes cidades portuguesas continuavam sem autotestes para venda, mas situação será "regularizada", assegura a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

O reabastecimento de autotestes para despistagem da covid-19 nos supermercados estará "regularizado" até terça-feira, adiantou a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) ao jornal Público.

"Segunda e terça-feira vamos receber grandes volumes de autotestes que temos estado a encomendar aos laboratórios estrangeiros que os fabricam e que estão a chegar por avião ou por via terrestre", assegurou o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, adiantando que não se esperam novas ruturas, como a que tem estado a acontecer devido à elevada procura registada nos últimos dias. 

Este domingo, vários supermercados das grandes cidades portuguesas continuavam sem autotestes para venda, admitiu o responsável da APED, revelando ainda que, entre consumidores individuais e empresários, "houve pessoas a comprar 50 ou 100 testes de uma só vez". 

Gonçalo Lobo Xavier explicou que "não estavam preparados" para a explosão da procura, existindo locais que passaram de um ritmo semanal de vendas à volta de mil testes para cerca de 16 mil.

Também nas farmácias, a situação deverá ficar normalizada esta semana.

Já a Associação Nacional das Farmácias (ANF) adianta que, nestes estabelecimentos, "continuou a haver stock, apesar de algumas situações pontuais de falha para reposição, para as quais espera regularização durante esta semana".

A corrida aos autotestes aumentou na sequência das novas medidas decretadas pelo Governo para tentar conter a covid-19, que entraram em vigor a 1 de dezembro. A apresentação de testes negativos passou a ser exigida para acesso a vários locais e eventos sociais e desportivos.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados