Costa promete presidir ao Conselho Europeu com "enorme sentido de missão" e "responsabilidade"

27 jun, 22:43
António Costa (Horacio Villalobos/Getty Images)

O ex-primeiro-ministro só tomará posse a 1 de dezembro

António Costa compromete-se a exercer as funções de presidente do Conselho Europeu com "um enorme sentido de missão" e "responsabilidade", numa mensagem na rede social X em que não esqueceu o apoio do Governo de Luís Montenegro.

"É com um enorme sentido de missão que assumirei a responsabilidade de ser o próximo presidente do Conselho Europeu", escreveu o ex-primeiro-ministro, na sua conta oficial da rede social X, logo após ser conhecida a decisão dos líderes daquela instituição europeia.

O socialista aproveitou a ocasião para agradecer aos líderes do Conselho Europeu pela "confiança" que nele depositaram, bem como aos Socialistas e Democratas (S&D) e ao Governo português "pelo seu apoio nesta decisão".

Luís Montenegro anunciou o apoio do Governo à candidatura de António Costa logo na noite eleitoral para as europeias, qualificando-o mesmo como "o socialista mais competente" para o cargo - característica que tem vindo a repetir ao longo das últimas semanas.

Assim que tomar posse como presidente do Conselho Europeu, em 1 de dezembro, António Costa garante que estará "totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica que o Conselho Europeu hoje aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos".

António Costa assinalou também a reeleição de Ursula von der Leyen para um segundo mandato na Comissão Europeia e a nomeação de Kaja Kallas como Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. "Pretendo trabalhar em estreita colaboração com elas, num espírito de cooperação leal entre as instituições europeias", frisou o socialista.

Por fim, deixou ainda uma mensagem de agradecimento ao seu antecessor, Charles Michel, "pela sua enorme dedicação à Europa", desejando-lhe "o melhor para o seu restante mandato como presidente do Conselho Europeu", até que este lhe passe o testemunho..

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados