Burlavam idosos em todo o país

19 set 2007, 20:03

PSP deteve duas mulheres e um homem. Crimes terão rendido 40 mil euros

A PSP anunciou hoje a detenção de duas mulheres e um homem que alegadamente se dedicavam a burlar e furtar idosos, fazendo-se passar por seus amigos ou familiares, crimes que lhes terão rendido 40 mil euros.

Em comunicado, a PSP esclarece que a detenção das duas mulheres, de 37 e 41 anos, e do homem, de 41, ocorreu segunda-feira e foi o culminar de uma investigação que decorria há 15 meses.

Os detidos são suspeitos de burla qualificada e furtos qualificados, crimes que praticavam em todo o território nacional. Segundo a PSP, os detidos abordavam idosos e, fazendo-se passar por seus amigos ou familiares, convenciam-nos a deixá-los entrar nas suas casas, afirmando que iam abrir uma ourivesaria.

No interior das residências, pediam um copo de água e aproveitavam a breve ausência das vítimas para furtar dinheiro ou peças em ouro que tinham previamente localizado.

Em outras circunstâncias, os suspeitos diziam às vítimas que precisavam de dinheiro para uma escritura de um imóvel e dirigiam-se a uma instituição de crédito, juntamente com a vítima, a fim de obterem a quantia que queriam.

Os resultados das actividades destes três detidos terão ascendido a 40 mil euros, acrescenta a polícia, que afirma ter apreendido, nas buscas domiciliárias e a veículos que realizou segunda-feira, artigos em ouro no valor de 25 mil euros, três mil euros em dinheiro, telemóveis e documentos, bem como uma pistola de alarme e diversas munições.

Os suspeitos, que já tinham sido detidos várias vezes pelos mesmos crimes, ficaram obrigados a apresentações periódicas na esquadra da sua área de residência, depois de ouvidos por um juiz de instrução criminal na terça-feira.

A PSP realça que o êxito desta operação só foi possível com a conjugação de várias valências da polícia, como o programa «Apoio ao Idoso» da PSP Lisboa ou elementos de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto.

Patrocinados