Vencedores da Eurovisão leiloaram troféu e entregam €837 mil ao exército ucraniano

30 mai 2022, 03:24
Banda Kalush Orchestra à chegada à fronteira da Polónia (AP Photo/Mykola Tys)

A Kalush Orchestra angariou 900 mil dólares ao leiloar online o prémio do festival da Eurovisão. As receitas vão reverter para o esforço de guerra, com a compra de drones para o exército ucraniano

Pela primeira vez na história do Festival da Eurovisão, o troféu arrecadado pelos vendedores foi leiloado para ajudar ao esforço de guerra de um país. A guerra russa na Ucrânia tem motivado muitos acontecimentos inéditos, e este domingo aconteceu mais um. A Kalush Orchestra, a banda ucraniana que venceu o festival, leiloou o troféu - um microfone em vidro -, numa ação que recolheu um total de 900 mil dólares.

O leilão online devia ter terminado no sábado, mas a grande adesão de internautas levou a banda a prolongar a iniciativa por mais um dia, assumindo o objetivo de chegar a 1 milhão de dólares. Não foi tanto, mas ficou lã perto: 900 mil dólares, o equivalente a 837 mil euros. 

Agora, esse valor será entregue ao Exército da Ucrânia, tal como havia sido prometido pelos cinco músicos da Kalush Orchestra. A verba até já tem destino definido: a compra de um sistema de drones PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo em terra, conforme disse Serhiy Prytula, a apresentadora de tv ucraniana que conduziu uma emissão dedicada ao leilão.

O troféu de vidro da Eurovisão será entregue a quem deu a contribuição financeira mais elevada (cujo valor não foi divulgado). Mas, para além desse prémio principal, havia outro "troféu" em jogo neste leilão: o icónico chapéu cor de rosa utilizado pelo vocalista principal da banda, Oleh Psiuk. Qualquer pessoa se podia habilitar a receber o chapéu desde que fizesse uma doação de pelo menos 5 euros - o vencedor seria determinado por um algoritmo.

"Pela primeira vez na história da Eurovisão, os vencedores @kalush.official leiloam o seu troféu para ajudar o exército ucraniano! Podem fazer com que o seu símbolo de vitória funcione para outra grande vitória da Ucrânia! E recebam o icónico chapéu cor-de-rosa do vocalista Oleh Psiuk da Kalush Orchestra por apenas 5 euros!", anunciou a banda, há uma semana, na sua conta de Instagram.

"Stefania", a canção que representou a Ucrânia na Eurovisão, tornou-se um símbolo da resistência ucraniana à resistência russa, e a sua vitória, com uma votação massiva do público europeu, foi vista como mais uma declaração do apoio europeu à Ucrânia no conflito com a Rússia. Após a vitória, a Kalush Orchestra divulgou o vídeo oficial do tema, filmado nos escombros das cidades ucranianas atacadas pelas tropas de Putin.

A vitória da banda ucraniana, que mistura hiphop e folclore do seu país, foi saudada por Volodymyr Zelensky, e recebida na Ucrânia como um fôlego de apoio moral.

Agora, a Kalush Orchestra prepara-se para fazer uma tournée por várias cidades europeias. As receitas desta digressão serão também destinadas a apoiar o esforço de guerra da Ucrânia na resistência ao ataque russo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados