TV do tamanho de livro de bolso

8 jan 2008, 18:34

«Vamos agrupar tudo num único aparelho móvel: GPS, televisão, telefone»

Os televisores estão a transformar-se em aparelhos cada vez mais pequenos e ultra-móveis, presentes nos automóveis ou nos telemóveis, segundo novidades hoje apresentadas na Feira de Electrónica de Las Vegas, noticia a Lusa.

O grupo Motorola apresentou uma placa ultra-fina, do tamanho de um livro de bolso, que capta as emissões de televisão transmitidas com a norma DVB-H, a mais habitual da televisão móvel no Mundo, com excepção dos Estados Unidos.

Muito leve, esta placa pode ser transportada para todo o lado, tendo uma imagem de boa qualidade e devendo ser comercializada na Europa e na Ásia dentre de seis meses, com um preço que rondará os 340 euros, afirmou Ebin Ephrem, da Motorola.

«Vamos agrupar tudo num único aparelho móvel: GPS, televisão, telefone e leitor de vídeo», explicou, acrescentado que este aparelho é «o que os consumidores procuram». O aparelho vai ser interactivo, podendo o utilizador programar à distância a gravação de uma emissão televisiva no gravador digital de sua casa.

A franco-americana Alcatel-Lucent apresentou uma mini-televisão móvel que recebe as imagens em norma DVB-SH, um formato similar, mas mais eficiente e que «atravessa» melhor as paredes.

O grupo LG apresentou um novo sistema de aparelho pedestre móvel (Mobile Pedestrian Handheld), cuja comercialização está prevista para o início de 2009. Este sistema da LG é baseado na norma norte-americana que permite receber as cadeias de televisão digital terrestre nos Estados Unidos e de as transmitir em todo o tipo de aparelhos móveis. Com este sistema, será possível ver televisão num carro que esteja a andar a uma velocidade até 90 km/hora.

A sociedade Sling, conhecida pelo seu gravador digital SlingBox, que transmite as emissões em qualquer televisor do mundo, via Internet, apresentou no CES um novo sistema para ver as emissões gravadas na SlimBox num telemóvel inteligente ou num Blackberry, através de uma adesão de menos de 25 euros.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados