Mundial feminino: campeão Japão estreia-se com vitória

9 jun 2015, 10:12
Mundial Feminino (foto Lusa)

Anfitriões Estados Unidos venceram Austrália por 1-0

O Japão, detentor do título, estreou-se na segunda-feira no Campeonato do Mundo de futebol feminino com uma vitória sobre a Suíça por 1-0, no jogo que fechou a jornada inaugural do Grupo C.

Um golo solitário de Aya Miyama, aos 29 minutos, na conversão de uma grande penalidade, chegou para as campeãs mundiais somarem os primeiros três pontos no Grupo C, cuja jornada inaugural tinha arrancado com a goleada por 6-0 da seleção dos Camarões, próxima adversária das nipónicas, sobre o Equador.

Gaelle Enganamouit foi a maior figura do encontro entre camaronesas e equatorianas, ao marcar três dos seis golos das africanas, o último já nos momentos finais do período de compensações na cobrança de um penalti.

No Grupo D, os anfitriões Estados Unidos, um dos principais candidatos ao título, começaram a prova com uma vitória sobre a Austrália por 3-1 e isolaram-se no agrupamento, depois de Suécia e Nigéria terem empatado 3-3 no jogo inaugural.

Megan Rapinoe colocou as norte-americanas em vantagem logo aos 12 minutos, mas as australianas ainda conseguiram igualar pouco antes da primeira meia hora de jogo, por intermédio de Lia de Vanna, que fechou o resultado ao intervalo.

Na segunda parte, Christen Press, aos 61 minutos, e Megan Rapinoe, que bisou aos 78, garantiram o triunfo aos Estados Unidos.

Antes, as seleções da Suécia e da Nigéria empataram 3-3, numa partida em que as nigerianas anularam por duas vezes a vantagem das nórdicas.

Entrou melhor a equipa da Suécia, inaugurando o marcador aos 20 minutos, fruto de um autogolo da atacante nigeriana Ugochi Oparanozie, e aumentando a vantagem com um tento da defesa Nilla Fisher, aos 31.

As suecas conservaram a vantagem de dois golos até ao descanso, mas nos segundos 45 minutos foram surpreendidas por uma reentrada forte da equipa nigeriana. Na melhor fase do encontro, as nigerianas reduziram aos 50 minutos, por Ngozi Okobi e três minutos depois igualaram por Asisat Oshoala.

O empate na partida durou apenas sete minutos, com a equipa sueca a voltar à liderança no marcador aos 60 minutos, fruto de um golo de Linda Sembrant, mas a três minutos dos 90 Francisca Ordega estabeleceu o 3-3 final, resultado que garante um ponto a cada uma das equipas no jogo de estreia da prova.

Resultados da primeira fase 

  
Grupo A 

Canadá-China, 1-0 
Nova Zelândia-Holanda, 0-1 
  
Grupo B 

Noruega-Tailândia, 4-0 
Alemanha-Costa do Marfim, 10-0 
  
Grupo C 

Camarões-Equador, 6-0 
Japão-Suíça, 1-0
  
Grupo D 

Suécia-Nigéria, 3-3 
Estados Unidos-Austrália, 3-1
  
Grupo E 

Espanha-Costa Rica, terça-feira 
Brasil-Coreia do Sul, quarta-feira 
  
Grupo F 

França-Inglaterra, terça-feira 
Colômbia-México, terça-feira

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados