Itália
99'
2 - 1
Albânia
Em atualização

AO MINUTO | Morreu Ebrahim Raisi. Irão já tem presidente interino até novas eleições

Presidente do Irão esteve, este domingo, envolvido num acidente de helicóptero junto à fronteira com o Azerbaijão
2024-05-20
2024-05-20
17:15

Human Rights Watch pede proteção à independência do TPI

A organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu hoje aos países membros do Tribunal Penal Internacional (TPI) que protejam a sua independência face a "pressões hostis que provavelmente aumentarão".

A declaração, assinada pelo diretor de Justiça Internacional da organização não-governamental, Balkees Jarrah, surge num momento em que os juízes do TPI estão a examinar o pedido do procurador Karim Khan para que emitam um mandado de detenção contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contra o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, e contra os três principais líderes do grupo islamita palestiniano Hamas.

A HRW acredita que o pedido de Khan de mandados de prisão foi feito perante "pressão dos legisladores dos Estados Unidos e outros", e que, apesar disso, "reafirma o papel crucial do tribunal".

A organização sublinha que as vítimas de graves abusos em Israel e na Palestina "encontraram um muro da impunidade durante décadas" e o pedido do procurador abre a porta para que "os responsáveis ​​pelas atrocidades cometidas nos últimos meses respondam pelas suas ações num julgamento justo".

2024-05-20
16:33

Guterres "triste" pela morte de Raisi envia condolências a Governo e povo iranianos

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) endereçou hoje condolências ao Governo e povo do Irão pela morte do Presidente iraniano e membros do governo num desastre aéreo, manifestando-se "triste" com os óbitos, indicou o porta-voz de António Guterres.

"O secretário-geral está triste com a morte de Seyyed Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irão, de Hossein Amir-Abdollahian, ministro dos Negócios Estrangeiros, e seus colegas num acidente de helicóptero em 19 de maio", disse em comunicado o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric.

O líder da ONU expressou as suas condolências às famílias daqueles que perderam a vida na queda da aeronave, assim como "ao Governo e ao povo da República Islâmica do Irão".

Logo após o comunicado de Guterres, também o Conselho de Segurança da ONU observou um minuto de silêncio em memória de Ebrahim Raisi e do seu ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Conselho “apresenta as suas condolências às famílias [das vítimas] e ao povo da República Islâmica do Irão”, declarou o embaixador de Moçambique, Pedro Comissário Afonso, presidente em exercício do órgão da ONU, antes de todos os representantes se levantarem, incluindo o vice-embaixador norte-americano, Robert Wood.

2024-05-20
16:32

Chefe das Forças Armadas do Irão abre inquérito ao desastre aéreo de Raisi

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, ordenou hoje uma investigação sobre as causas do desastre de helicóptero que matou o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e a sua comitiva, segundo a agência de notícias ISNA.

Bagheri ordenou que "um comité de alto nível inicie uma investigação sobre a causa da queda do helicóptero presidencial", informou a agência noticiosa, um dia depois do desastre que provocou a morte de nove pessoas.

Os destroços do helicóptero que desapareceu no domingo foram descobertos ao amanhecer na encosta de uma montanha, na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, onde o aparelho se despenhou por motivos ainda desconhecidos.

2024-05-20
15:28

Israel não tinha "particular interesse" em ver-se livre do presidente do Irão: "Tudo aponta para uma causa acidental"

O Governo iraniano confirmou a morte do presidente Ebrahim Raisi, mas garante que o desastre não irá causar "qualquer perturbação na administração" do Irão. Rolando Santos, jornalista da CNN Portugal, descarta o envolvimento de Israel

2024-05-20
15:28

Depois de muitas horas de buscas, já não havia ninguém para salvar: o Irão ficou sem presidente

Além do presidente Ebrahim Raisi, morreram também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian. A comitiva estava a regressar ao Irão, depois de ter participado na inauguração de uma barragem num país vizinho

2024-05-20
14:38

Lula da Silva presta condolências pela morte de Ebrahim Raisi

O presidente do Brasil já prestou condolências pela morte do presidente iraniano e do ministro dos Negócios Estrangeiros Abdollahian, através de uma publicação feita no X.

2024-05-20
11:46

Luís Montenegro apresenta as condolências do Governo pela morte de Ebrahim Raisi

Luís Montenegro apresentou as condolências, em nome do Governo português, pela morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi.

2024-05-20
11:37

Populares enchem as ruas de Lorestan em homenagem a Ebrahim Raisi

Um grupo de populares saiu à rua em Lorestan, no Irão, para homenagear o presidente Ebrahim Raisi. Vídeo divulgado por agência de notícias semi-oficial do Irão, Tasnim News Agency, associada à Guarda Revolucionária Iraniana.

2024-05-20
11:26

Josep Borrell apresenta condolências pela morte de Ebrahim Raisi

Na conta oficial no X, Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, apresentou condolências, em nome de Bruxelas, pela morte do presidente e ministro dos Negócios Estrangeiros iranianos.

"A União Europeia apresenta as suas condolências pela morte do Presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raisi, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Hussein Amir Abdollahian, e de outros funcionários iranianos envolvidos no trágico acidente de helicóptero ocorrido no domingo", pode ler-se na publicação de Borrell.

2024-05-20
11:00

Embaixador do Irão em Minsk assegura que o país não vai alterar planos de cooperação externa

O embaixador do Irão em Minsk, Alireza Sanei, assegurou que o país não tenciona alterar os seus planos de cooperação no âmbito das relações externas na sequência da morte de Ebrahim Raisi.

"Não haverá alterações nos nossos planos de cooperação com outros parceiros, com outros países, incluindo a Bielorrússia. Cumpriremos todos os nossos planos", garantiu Sanei. 
2024-05-20
10:57

China lamenta morte de Raisi e revela que prestou "assistência ativa" nas operações de salvamento

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, enviou ao Irão pela morte do presidente Ebrahim Raisi e do seu homólogo Hossein Amirabdollahian num acidente de helicóptero.

Citado pela Reuters, Wang Yi adiantou que a China prestou "assistência ativa" na operação de salvamento pelos passageiros do helicóptero, sem revelar mais pormenores.

2024-05-20
10:44

Irão cancela todas as atividades e eventos culturais durante sete dias

O Ministério da Cultura do Irão determinou a suspensão de todas as atividades e eventos culturais no país durante sete dias, avança a imprensa internacional.

2024-05-20
10:37

Rússia diz que Irão não pediu ajuda para investigar morte do presidente Ebrahim Raisi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, adiantou que as autoridades do Irão não pediram ajuda da Rússia para investigar a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi,

"Não houve nenhum sinal a esse respeito por parte dos nossos amigos iranianos”, frisou Peskov, quando questionado sobre isso em conferência de imprensa. 

2024-05-20
10:10

Líder supremo do Irão decreta cinco dias de luto nacional e confirma novo presidente interino até novas eleições

Depois de confirmar a morte de Ebrahim Raïssi, o governo iraniano assegurou que o incidente não irá causar “qualquer perturbação na administração” do país
Leia mais aqui
2024-05-20
09:45

Ultraconservador e acusado de vários crimes contra os direitos humanos. Quem era Ebrahim Raisi?

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, cuja morte foi confirmada pelos media estatais de Teerão após um acidente de helicóptero, liderava o Irão desde 2021, sempre ostentando um turbante negro e vestes clericais, num contexto de turbulência internacional e contestação interna.

2024-05-20
09:33

"Eram abertamente inimigos". Israel garante que não teve envolvimento na morte do presidente do Irão

As autoridades israelitas garantem que Telavive não teve qualquer envolvimento na morte do presidente iraniano. 

Henry Galsky, correspondente da CNN Portugal em Israel, frisa que, até ao momento, não há nenhum tipo de indicação de que se trate de algo que não tenha sido um acidente, ou qualquer tipo de “interferência externa”.

2024-05-20
09:33

Irão. Do ponto de "vista protocolar", estavam a ser "dados todos os passos que confirmassem o cenário da morte"

A morte do presidente e do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, num acidente de helicóptero numa remota encosta de uma montanha, ocorre num momento particularmente difícil para o Médio Oriente e para o Irão.

Tiago André Lopes, frisa que o maior desafio para o país vai ser encontrar uma figura que substitua o presidente.

O comentador da CNN Portugal explica também que, do ponto de vista protocolar, este desfecho já era expectável.  

2024-05-20
09:22

Líder supremo do Irão confirma que Mokhber assume funções de Raisi até novas eleições

O líder supremo do Irão confirmou há instantes que o primeiro vice-presidente do Irão, Mohammad Mokhber, vai assumir as funções de Ebrahim Raisi até às próximas eleições, conforme determina a constituição.

Ali Khamenei lembrou que novo presidente interino tem um prazo máximo de 50 dias para realizar eleições. “Ele é obrigado a combinar com os chefes dos poderes legislativo e judicicial a eleição de um novo presidente no prazo máximo de 50 dias”, afirmou o líder supremo do Irão, numa mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais iranianas.

Já Ali Bagheri Kani será o ministro interino dos Negócios Estrangeiros do Irão, sucedendo assim a Hossein Amir-Abdollahian, que morreu no mesmo acidente que matou o presidente iraniano.

2024-05-20
09:18

Após a morte do presidente, o que se segue no Irão? Há duas possibilidades em cima da mesa

O presidente iraniano Ebrahim Raisi morreu este domingo, vítima da queda do seu helicóptero no noroeste do país. Com a morte do chefe de Estado, o que se segue no Irão?

Sónia Sénica sublinha que é expectável que a gestão seja feita de “forma cautelosa”. A comentadora explica que de acordo com a especificidade do regime iraniano, fica evidente que há “outras possibilidades que se perfilam” e que há muito que já estavam a “ser consideradas”. 

2024-05-20
09:12

Líder supremo do Irão decreta cinco dias de luto nacional

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, decretou cinco dias de luto nacional pela morte do presidente, avança a agência da República Islâmica IRNA.