Rapaz de 14 anos morre de ataque cardíaco após participar em desafio de tortilhas picantes

CNN , Danielle Wiener-Bronner
17 mai, 12:37
Uma tortilha do Paqui One Chip Challenge exibida em Boston, sexta-feira, 8 de setembro de 2023. Steve LeBlanc/AP/File

O gabinete do médico legista de Massachusetts, Estados Unidos, determinou que um adolescente que comeu uma tortilha contendo uma elevada concentração de um composto químico encontrado nas malaguetas morreu de ataque cardíaco. Aconteceu em setembro passado.

Harris Wolobah, que tinha uma malformação cardíaca congénita, estava a experimentar o ultrapicante “One Chip Challenge” da Paqui quando ingeriu a tortilha temperada com as malaguetas Carolina Reaper e Naga Viper.

A Paqui retirou voluntariamente o produto, que era embalado numa caixa em forma de caixão, das prateleiras após a morte do rapaz de 14 anos.

Na quinta-feira, o gabinete do médico legista confirmou à CNN que Wolobah morreu de paragem cardiorrespiratória após ter ingerido uma substância alimentar “com uma elevada concentração de capsaicina”. A capsaicina é a substância química picante presente naturalmente nas pimentas.

A Carolina Reaper Pepper está logo abaixo do spray de pimenta na Escala de Scoville, que mede a pungência de pimentas e malaguetas.

A Naga Viper é um pouco menos picante, com cerca de 1,2 milhões de unidades de calor na escala, mas é muito mais picante do que um pimento jalapeño, que tem cerca de 5.000 unidades de calor.

“O Desafio One Chip de Paqui destinava-se apenas a adultos, com rotulagem clara e proeminente destacando que o produto não era para crianças ou qualquer pessoa sensível a alimentos picantes ou com condições de saúde subjacentes”, disse um porta-voz da Paqui à CNN na quinta-feira.

“Vimos um aumento nos relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram atenção a esses avisos. Como resultado, apesar de o produto ter aderido aos padrões de segurança alimentar, com abundância de cautela, trabalhamos com os retalhistas para remover voluntariamente o produto das prateleiras em setembro de 2023. O porta-voz acrescentou que o "desafio foi descontinuado”.

O site da empresa diz ainda que vai reembolsar os consumidores pelas embalagens Paqui Carolina Reaper + Naga Viper Pepper One Chip Challeng que não foram consumidos.

*Sara Smart e Richard Davis contribuíram para este artigo

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados