Zeno Debast já é jogador do Sporting: «Estou ansioso por começar a época»

4 jul, 19:06

Central belga chegou esta quinta-feira a Lisboa, já assinou contrato, vai jogar com o número 6 e fica com cláusula de 80 milhões de euros

Agora é oficial. Três dias depois da eliminação da Bélgica do Euro 2024, Zeno Debast viajou esta quinta-feira para Lisboa, já assinou contrato com o Sporting e vai jogar com o número 6 nas costas.

O central de 20 anos assinou um vínculo válido para os próximos cinco anos, até 2029, depois de um acordo entre Sporting e o Anderlecht fixado entre os 18 e os 20 milhões de euros, e fica com uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.

«Tenho de dizer que fiquei muito interessado e até lisonjeado com o interesse do Sporting. Quis logo conhecer o clube, a competição, o país e correu tudo bem. Todos disseram que é um clube histórico que, no ano passado, conquistou o título da Liga. Disseram-me que era um grande clube, com bons jogadores e um treinador fantástico. Fiquei com uma boa sensação e estou muito feliz por estar aqui», começou por destacar o reforço em declarações à Sporting TV.

Um carrocel de moções para o jovem central que, nos últimos meses, foi promovido a capitão do Anderlecht, estreou-se pela seleção da Bélgica no Euro 2024 e, agora, assinou pelo Sporting. «Nos últimos meses aconteceu tudo muito rápido. Sempre tive o sonho que houvesse o interesse em mim de um clube tão grande como o Sporting. Estou muito feliz por fazer parte desta equipa e estou ansioso por começar a nova temporada», comentou.

Para a mudança para Alvalade, foi determinante uma conversa com Ruben Amorim. «Tive uma boa conversa com o treinador. Explicou-me o projeto e aquilo que pretendia da minha parte. Como, por exemplo, trabalho árduo. Estar neste clube implica ter uma rotina diário de trabalho. Estar neste clube implica ter uma rotina diária de trabalho. Acho que estamos com fome para a nova temporada», contou.

E como é que Debast se define em campo? «Acho que sou um defesa que gosta de jogar para a frente a partir de trás. Jogo com o guarda-redes, com os médios também. Gosto de criar oportunidades a nível ofensivo, mas, principalmente, ser rigoroso em termos defensivos, na defesa da baliza», referiu.

No Anderlecht, Debast somou 90 jogos, foi treinado por um dos seus ídolos, Vicente Kompany, e criou uma relação especial com os adeptos do clube de Bruxelas. «É a cidade onde nasci. Joguei sempre no Anderlecht. Tenho uma ligação com os adeptos, gosto de estar em clubes onde os adeptos têm uma boa ligação com os jogadores. Gosto de falar com os adeptos, ouvi-los, perceber o que sentem. Acho que vai ser igual aqui, por isso estou contente. Esse também foi um dos fatores pelos quais vim, por isso quero vê-los», destacou ainda.

O jovem central destacou ainda a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões e explicou a opção pelo número 6. «Sempre quis o número 6 porque basicamente, antes de ser defesa era um médio. No Anderlecht era o 56, mantive o 6 que agora é o meu número», contou ainda.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados