Bento XVI nomeado irmão honorário da Misericórdia do Porto

Redação , CMM
8 abr 2010, 11:52
Papa Bento XVI

Diploma será entregue ao Papa antes da missa campal que vai celebrar na Avenida dos Aliados, no Porto

A Misericórdia do Porto, que se considera a maior organização não governamental portuguesa para fins assistenciais, declarou Bento XVI irmão honorário da instituição, disse esta quinta-feira à Lusa o vice-provedor António Tavares.

De acordo com António Tavares, a deliberação foi tomada quarta-feira, à noite, em reunião da Mesa Administrativa da Misericórdia. O diploma alusivo vai ser entregue a Bento XVI a 14 de Maio, momentos antes do Papa celebrar uma missa campal na Avenida dos Aliados, Porto.

O estatuto de irmão honorário, o equivalente a sócio de mérito de uma associação, é concedido pela Misericórdia do Porto a personalidades que se distingam pela sua actividade cívica, profissional ou social.

Durante a vigência da monarquia, todos os reis foram declarados irmãos honorários da instituição e, mais recentemente, em 1987, o estatuto foi concedido a Aníbal Cavaco Silva.

O actual Presidente da República era, à altura em que foi nomeado, primeiro-ministro e, nessa qualidade, inaugurou um dos hospitais da Misericórdia do Porto, o da Prelada.

A Misericórdia do Porto, que a 14 de Março completou 511 anos de existência, trabalha actualmente nas áreas da terceira idade, saúde, deficiência, pobreza e exclusão social e habitação.

Relacionados

Patrocinados