O internacional inglês comentou a pressão mediática posta sob a seleção dos três leões
Phil Foden, um dos jogadores em maior destaque na época do Manchester City na última temporada e uma das figuras da seleção inglesa, participou numa conferência de imprensa de antevisão ao Inglaterra-Suíça, do próximo sábado.
O criativo falou sobre a pressão mediáyica que é posta sobre a seleção inglesa, numa altura em que é bastante criticada pelas vitórias curtas - esteve perto de ser eliminada pela Eslováquia, nos oitavos-de-final. Foden disse ter «pena» do selecionador, porque os jogadores também têm responsabilidade.
«Os jogadores têm de assumir parte da culpa», disse Foden. «Alguns líderes têm de se juntar para encontrarmos uma solução para o facto de isto não estar a funcionar. Não há muito que o treinador possa fazer. Ele coloca-nos num sistema e diz-nos como fazer a pressão. Se não está a funcionar assim, temos de resolver o problema», começou por analisar.
«Tenho pena do Gareth [Southgate]. Nos treinos, ele tem-nos dito para pressionarmos e estarmos mais alto no campo e sinto que, por vezes, isso tem de partir dos jogadores. Temos de ser líderes. Nos jogos, podíamos ter-nos juntado um pouco mais e encontrado uma solução», admitiu o internacional inglês, de 24 anos.
«Por isso, sim, falámos mais sobre o assunto. Se voltar a acontecer num jogo, devemos reunir-nos e encontrar uma solução», garantiu Foden. O jovem participou nos quatro jogos da seleção inglesa até ao momento. Foi eleito o futebolista do ano na Premier League.