Saiba tudo sobre o Euro aqui

Cancro da mama: «Eles choram connosco»

30 out 2007, 09:35

Homens também precisam de ajuda para depois ajudarem as mulheres

«Os Homens também choram» é o nome da campanha que será lançada hoje, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) para «ajudar os homens a ajudar» mulheres afectadas por esta doença, noticia a Lusa.

A campanha «Os Homens também choram» pretende que os homens «que têm na sua vida uma mulher que sofra de cancro da mama» deixem de ser parte do problema, para passar a ser parte da solução, explicou à Lusa a coordenadora nacional do MVV, Conceição Matos.

«O que queremos mostrar é que os homens não estão sozinhos, que percebemos que também enfrentam dificuldades, queremos ajudá-los a lidar com os seus sentimentos e com a doença. Só desta forma é que também nos conseguem ajudar», afirmou. «Eles choram connosco», acrescentou.

A campanha é dirigida aos «companheiros» de mulheres com cancro de mama, uma designação que abrange maridos, filhos, pais, amigos e colegas de trabalho, e consiste na distribuição em centros de saúde e hospitais com valências relacionadas com a doença - rastreios, consultas e cirurgias - de folhetos «semelhantes a marcadores de livros, que colocam uma ou duas questões e dão dicas que ajudam a lidar com o problema», explicou Conceição Matos.

A coordenadora nacional do MVV, uma associação de apoio a mulheres com cancro da mama ligada à Liga Portuguesa Contra o Cancro, acrescentou ainda que nestes locais vão também ser colocados cartazes que alertam para os objectivos da campanha, e disponibilizadas brochuras para «os homens que acompanham as mulheres às consultas e que querem saber mais».

No âmbito desta campanha vão também funcionar, já a partir de Novembro, nas instalações do MVV e da Liga Portuguesa contra o Cancro, em Lisboa, grupos de entreajuda para homens afectados pelo problema, orientados por psicólogos e de frequência gratuita, com sessões em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 19h30.

A partir de hoje está também disponível o site www.elestambemchoram.com, no qual os destinatários da campanha vão poder descarregar informação sobre a doença, ficar a par de futuras iniciativas e participar num fórum que «pretende promover o diálogo entre os afectados pela doença».

Quatro mil novos casos por ano em Portugal


O cancro da mama é a principal causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 59 anos, vitimando quatro portuguesas por dia e entre 5 a 10 por cento do total, os casos são hereditários.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Senologia, em Portugal surgem anualmente cerca de quatro mil novos casos de cancro da mama. Destes, 1.500 acabam por resultar na morte das doentes.

Relacionados

Patrocinados