Internet não é só «coisa de miúdos»

3 nov 2006, 10:41

Idosos entre os 61 e os 97 anos participam, em Lisboa, numa tertúlia de «seniornautas»

Idosos entre os 61 e os 97 anos, que na vida activa exerceram profissões em áreas distintas como a agricultura e a docência, participam hoje em Lisboa numa tertúlia de «seniornautas» integrada no Encontro Rede de Espaços Internet, noticia a Lusa.

Pedreiros, metalúrgicos, agricultores e professores já na reforma encontraram na Internet uma ferramenta de comunicação que os coloca em contacto com o mundo, amigos e familiares, segundo a organização do evento.

A iniciativa é promovida pela Associação Vida, organização que gere o Projecto Tio (terceira idade on line) criado em 1999 para reforçar a participação activa dos idosos na sociedade da informação e para fomentar o relacionamento e conhecimento intergeracional.

Segundo a associação, esta diversidade de percursos de vida atesta bem que a Internet pode ser um meio de comunicação para todos, sem distinção de classes ou idades.

Portugal tem quase dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos (17 por cento da população), mas só 2,3 por cento acedem à Internet quando a média de utilizadores da Internet entre os 65-74 anos na União Europeia é de 11%, na Suécia de 49 por cento e na Dinamarca de 30 por cento.

A «Tertúlia de Seniornautas» pretende ser mais um passo para combater esta realidade, e segundo a associação, mostrar a todos que a Internet não é apenas «coisa de miúdos».

Além da tertúlia serão dinamizados três espaços de debate sobre o tema «descubra como aproximar os idosos da Internet em 90 minutos».

O participante mais idoso tem 97 anos e frequenta uma instituição em Lagarinhos, Gouveia.

Patrocinados