Apuramento para Euro 2020: Portugal no pote 1, Alemanha no 2

21 nov 2018, 14:02
Sorteio Euro sub-21 2017

Seleção de Joachim Low é o adversário que toda a gente quer evitar no sorteio marcado para 2 de dezembro

A UEFA já confirmou os potes do sorteio da fase de apuramento para o Euro 2020, marcado para 2 de dezembro, em Dublin, sendo de destacar que Portugal é cabeça de série. Uma condição que atinge por ter vencido o respetivo grupo da Liga A da Liga das Nações, tal como acontece com Suíça, Holanda e Inglaterra.

De resto, a distribuição pelos vários potes para o sorteio da fase de qualificação foi exclusivamente feita através dos resultados da Liga das Nações e de um ranking das melhores seleções.

Desta forma, também a Bélgica, a França, a Espanha, a Itália, a Croácia e a Polónia são cabeças de série, por terem sido as seleções com melhores resultados na Liga A da competição.

Em contrapartida, Alemanha e Islândia foram as piores seleções da Liga A e caíram para o Pote 2. Os germânicos, quatro vezes campeões do mundo e três vezes campeões europeus, tornaram-se o adversário que todos os cabeças de série querem evitar no sorteio.

Refira-se que o apuramento vai ter cinco grupos de cinco equipas e cinco grupos de seis equipas. Como apurado para a fase final da Liga das Nações, Portugal já sabe que vai ficar entre o grupo A e D, tal como Suíça, Inglaterra a Holanda, o que corresponde a um grupo de cinco equipas.

Haverá mais um grupo de cinco equipas, a ser sorteado, enquanto as restantes cabeças de série vão ser posicionadas nos grupos F, G, H, I e J e vão ter mais jogos, porque são grupos de seis equipas.

Em relação ao apuramento, importa dizer que os dois primeiros classificados de cada grupo da fase de apuramento garantem qualificação direta para o Euro 2020. O que significa desde logo 20 equipas. Os restantes quatro apurados para a fase final vão sair do play-off da Liga das Nações.

Ora Suíça, Portugal, Holanda, Inglaterra vão jogar um play-off e apurar o vencedor, tal como acontece entre Bósnia, Ucrânia, Dinamarca e Suécia, por um lado, entre Escócia, Noruega, Sérvia e Finlândia, por outro, e Geórgia, Macedónia, Kosovo e Bielorrússia, por fim. Se o vencedor de cada um destes play-off já se tiver apurado por via normal, então segue o segundo classificado para o Euro 2020.

Distribuição dos potes:

Pote 1 (10): Suíça, Portugal, Holanda, Inglaterra (cabeças de série por vencerem o grupo da Liga A das Liga das Nações), Bélgica, França, Espanha, Itália, Croácia e Polónia.

Pote 2 (10): Alemanha, Islândia, Bósnia, Ucrânia, Dinamarca, Suécia, Rússia, Áustria, País de Gales e Rep. Checa.

Pote 3 (10): Eslováquia, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Sérvia, Finlândia, Bulgária e Israel.

Pote 4 (10): Hungria, Roménia, Grécia, Albânia, Montenegro, Chipre, Estónia, Eslovénia, Lituânia e Geórgia.

Pote 5 (10): Macedónia, Kosovo, Bielorrússia, Luxemburgo, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Gibraltar e Ilhas Faroé.

Pote 6 (5): Letónia, Liechtenstein, Andorra, Malta e San Marino.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados