Lisboa-Madrid em três horas: quando, quanto e como?

14 mai, 20:04

Ligação prevê a construção de Terceira Travessia do Tejo e a primeira parte da ligação deve estar concluída já em 2025

O Governo anunciou esta terça-feira o plano para a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa em Madrid, que espera reduzir o tempo de viagem entre as duas capitais para apenas três horas, mas só 2034. Só para se ter uma ideia da diferença que fará esta ligação quando concluída, o atual percurso entre Lisboa e Madrid implica três trocas de comboio e mais de 14 horas de percurso (se considerarmos a diferença horária de uma hora).

De acordo com as estimativas apresentadas pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, o percurso Lisboa-Madrid vai ser encurtado para seis horas nos próximos três anos, em 2027, o que só é possível devido à construção de dois trechos da linha que se encontram em andamento, um em Portugal e outro em Espanha.

O primeiro destes percursos a estar concluído é a ligação entre Évora e Elvas, que está prevista entrar em serviço em 2025. Esta ligação vai também fazer com que a viagem entre Lisboa e Elvas passe a demorar apenas duas horas, no mesmo ano. Será uma das mais importantes modernizações da ferrovia portuguesa, uma vez que parte da ferrovia que chega a Elvas é das mais obsoletas do país, não tendo mesmo ligação elétrica em parte do percurso - Entroncamento - Elvas, por exemplo -, que é feito num vagão a vapor. Quando a totalidade da obra estiver concluída a ligação Lisboa Elvas, que faz o país de uma ponta à outra entre litoral e interior, será feita em apenas uma hora.

O traçado do TGV previsto pelo Governo

Quanto a custos, a linha já em andamento, entre Évora e Elvas, vai custar cerca de 377 milhões de euros, num número que derrapou dos 339 milhões de euros iniciais, devido a trabalhos complementares e à revisão de preços, além de alterações de circunstâncias.

Trata-se de um dos principais projetos da ferrovia nacional das últimas décadas.

Do outro lado da fronteira, a linha que liga Plasencia a Talayuela já está em construção e espera-se que esteja pronta em 2027. Quando estas duas linhas estiverem concluídas, a viagem ferroviária entre Lisboa e Madrid passa a demorar apenas seis horas.

Por construir ficam três partes da linha, duas no lado português e uma em Espanha, que liga Talayuela a Toledo. Em Portugal, é preciso ligar Évora a Poceirão e Poceirão a Lisboa, sendo que esta última ligação requer a construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT), uma obra também falada no Conselho de Ministros desta terça-feira.

A TTT fará a ligação ferroviária de Lisboa ao Barreiro, reduzindo a distância entre as duas cidades para apenas dez minutos, e será fundamental para apoiar o novo aeroporto de Lisboa, que o Gverno anunciou que será construído em Alcochete.

O Executivo de Luís Montenegro, que quer uma “total compatibilização” com a rede ferroviária espanhola, garante que vai coordenar com o governo espanhol o calendário dos investimentos, de forma que a execução do projeto seja coordenada.

O Governo estima que o projeto esteja concluído 2034, no entanto, não avança com uma estimativa dos custos previstos para as obras necessárias para fazer a ligação a Madrid. Sabe-se, para já, que grande parte da obra será financiada por fundos europeus.

Quanto ao custo total, é ainda difícil dizer. As contas antigas, que já previam estas mesmas ligações, davam conta de um custo total de cerca de três mil milhões de euros para a ligação entre Lisboa e Elvas, sem contar com os fundos europeus. Os custos atuais, ainda em estimativa, devem ser bem superiores.

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