Portugal e Suécia: encontros na ressaca de grandes competições

15 out 2002, 20:30

Duas vitórias lusas, com golos de Gomes O registo de 11 partidas conta apenas duas vitórias lusas, com golos de Gomes.

Portugal e Suécia defrontaram-se por onze vezes antes da partida desta quarta-feira em Gotemburgo, no Estádio Ullevi. Os suecos lideram em termos de balanço, com uma clara vantagem de seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Uma história longa, com encontros que coincidem, quase sempre, com a ressaca das grandes competições em que Portugal esteve presente. Tal como desta vez. Uma história em que as vitórias portuguesas aconteceram na Suécia e estão ambas ligadas a Gomes, autor dos golos vencedores.

Os encontros entre portugueses e suecos começaram nos anos 50, com o primeiro jogo a disputar-se em Lisboa, em Novembro de 1955. O resultado da estreia foi pesado, com uma derrota lusa por 6-2. Quatro anos depois, em Maio de 59, as duas selecções encontraram-se em Gotemburgo e o marcador voltou a sorrir aos de amarelo: 2-0. Era o jogo número 100 da selecção nacional.

O encontro seguinte foi de novo em Lisboa, em Novembro de 1966, no regresso ds «Magriços» depois do terceiro lugar no Mundial de Inglaterra. Foi o primeiro encontro oficial entre as duas equipas e contava para a qualificação para o Europeu de 68 em Itália. Jaime Graça marcou para Portugal, mas a Suécia venceu por 2-1. No ano seguinte, na capital sueca, Estocolmo, empate a uma bola, ainda na disputa de pontos para esse campeonato europeu, com Custódio Pinto a assinar o golo português.

Os anos setenta ficaram em branco no que diz respeito a encontros entre a duas formações, mas nos princípios dos 80, em Junho de 81, a selecção portuguesa foi a Solna sofrer uma derrota por 3-0. O encontro era de qualificação para o Mundial de 82 em Espanha. Passados três meses, os suecos vêm de novo a Lisboa, para registar mais uma vitória, desta vez por 2-1. Em causa estava ainda um presença mundialista, Portugal teria ido ao Mundial se tivesse ganho, mas o golo de Pietra foi insuficiente.

Setembro de 84, regresso a Estocolmo e primeira vitória de Portugal. Foi também o primeiro jogo depois da chegada à meia-final no Euro-84, o ambiente na selecção era de euforia. A equipa das quinas vence por 1-0, com golo de Gomes, em jogo de apuramento para o Mundial do México, a disputar em 1986. O jogo de «volta», na capital portuguesa, devolve a derrota, com o resultado a registar 3-1.

Dois anos volvidos, as duas seleções voltam a encontrar-se envolvidas no objectivo de uma presença numa grande competição, neste caso o Europeu de 88. De novo, Portugal está na ressaca de uma grande competição. Mas esta de má memória, o Mundial de 86 e o escândalo de Saltillo. Desta vez, em Setembro de 86, joga-se uma presença no Europeu de 88, na Alemanha.

É uma selecção portuguesa de segunda linha, marcada ainda pelas várias suspensões que se seguiram aos acontecimentos do México e orientada por Rui Seabra, que empata a uma bola em Lisboa, com o golo português apontado por Coelho.

Já estavam de volta os principais jogadores para o jogo de Estocolmo/Solna, um ano depois. Gomes voltou a marcar para o 1-0 final, na segunda e última vitória portuguesa, ficando ligado para sempre aos únicos resultados positivos de Portugal frente à Suécia.

A última partida entre as duas selecções teve o carácter da primeira, foi particular, curiosamente também em Gotemburgo. Em Outubro de 1988, o marcador manteve-se num teimoso 0-0. Foi o jogo de despedida da selecção de Fernando Chalana, uma partida em final de carreira também para Gomes e Jordão. Passaram 14 anos até ao reencontro entre Portugal e Suécia, de novo em jogo particular, já nesta quarta-feira.

Os onze jogos entre Portugal e Suécia:

Data

Local

Carácter

Resultado

20-11-55

Lisboa

Particular

2-6

21-05-59

Gotemburgo

Particular

2-0

31-11-66

Lisboa

Qual. CE

1-2

01-06-67

Estocolmo

Qual. CE

1-1

24-06-81

Solna

Qual. CM

3-0

14-10-81

Lisboa

Qual.CM

1-2

12-09-84

Solna

Qual. CM

0-1

14-11-84

Lisboa

Qual. CM

1-3

12-10-86

Lisboa

Qual. CE

1-1

23-09-87

Solna

Qual. CE

0-1

12-10-88

Gotemburgo

Particular

0-0

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados