Madaíl feliz com vítoria de Toulon

3 jun 2001, 17:53

Presidente da FPF foi esperar a selecção de sub-20

Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi na tarde deste domingo esperar a selecção de sub-20, que ontem venceu o Torneio de Toulon, ao Aeroporto de Lisboa. 

Para o presidente da FPF, esta foi uma oportunidade para a equipa mostrar o seu valor, depois de não ter conseguido um lugar no Mundial da categoria: «Esta selecção demonstrou em Toulon, disputando com selecções qualificadas para o Campeonato do Mundo, que foi um acidente não termos sido qualificados e também que temos uma excelente equipa, que nos dá esperança de continuidade. Como aliás nos deram também a equipa de sub-21, em Dublin, que lidera o grupo praticamente já apurada para o Campeonato da Europa». 

O presidente da federação mostrou-se muito contente com a conquista do troféu, nove anos depois, mas aproveitou para chamar atenção para algumas dificuldades na formação: «É uma honra termos ganho este troféu, tendo em conta o prestígio deste torneio a nível mundial. É como se fosse uma competição oficial e é um justo prémio para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da formação nas selecções. Contrariamente ao que muitos iluminados dizem, se calhar não temos feito tudo o que deviamos ter feito por dificuldades em alterações dos nossos quadros competitivo». 

Para Gilberto Madaíl «os quadros competitivos do futebol jovem, tal como existem hoje, não são motivadores». Segundo o dirigente, para melhorar essa situação «é necessário um conjunto de apoios e de necessidades financeiras». 

A participação em torneios e em estágios de observação são para Gilberto Madaíl a melhor forma de incentivar os jovens futebolistas: «Como vimos são futebolistas de grande futuro e que nos dão a a certeza de que Portugal se vai manter na onda de sucesso que tem vindo a caracterizar o futebol jovem». 

Questionado sobre se esta poderia ser a nova geração de ouro, tal como a de Rui Costa, o presidente apelou novamente ao apoio à formação: «Se soubermos aproveitar e dar as condições necessárias, acho que esta geração futebolistica pode ser uma excelente geração». 

Violante: «Os jogadores fizeram um torneio brilhante» 

António Violante, treinador da selecção sub-20, mostrou-se muito satisfeito com o torneio e com os seus jogadores: «Foi um bom torneio. Os nossos jogadores estiveram bem e fizeram um torneio brilhante. Foi uma boa vitória e há que continuar a acreditar nos jovens futebolistas portugueses». 

Para o treinador «a coesão do grupo e o futebol colectivo» foram os factores principais que conduziram ao sucesso da equipa no torneio: «Os jogadores interpretaram bem aquilo que nós queriamos que fizessem em campo e quando é assim só há razões par ficarmos satisfeitos». 

Sobre a ausência da equipa no Mundial da categoria, o treinador afirma que «esta vitória é a resposta de que se tratou apenas de um dia menos bom» e por isso «não há razão para deixar de acreditar nestes jogadores»

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados