Hugo Leal no papel de Rui Costa

24 abr 2001, 23:54

Jorge Andrade deverá estrear-se entre os titulares frente à França Hugo Leal deverá assumir esta quarta-feira o papel habitualmente entregue a Rui Costa e Jorge Andrade deverá estrear-se na selecção ao lado de Fernando Couto. Estas foram, pelos menos, algumas das ilacções que se pode tirar no curto treino que a selecção realizou esta noite no Stade de France.

Hugo Leal vai assumir o papel de Rui Costa esta quarta-feira no jogo com a França. Pelo menos, esta foi uma das ilacções que se pode tirar no único e curto treino que a selecção nacional realizou esta noite no Stade de France. Outra das ilacções, será a estreia de Jorge Andrade que deverá jogar ao lado de Fernando Couto, no jogo em que o central da Lazio vai passar a destacar-se como o mais internacional de sempre, ultrapassando Vítor Baía.  

O seleccionador António Oliveira organizou um treino conjunto em metade do relvado e tanto o médio do Atlético Madrid como o central do F.C. Porto alinharam entre os pressupostos titulares. Com apenas dezanove jogadores disponíveis, António Oliveira optou por colocar frente a frente uma equipa com dez elementos, a dos titulares, e outra com apenas nove. 

Entre os titulares, de colete branco, alinharam na defesa Abel Xavier, na direita, Fernando Couto e Jorge Andrade, no centro, e Rui Jorge, na esquerda. À frente do quarteto defensivo jogou Fernando Meira, que no jogo de amanhã, numa equipa com onze jogadores, deverá contar com a companhia de Ednilson, Costinha ou Rui Bento. No meio-campo, Oliveira optou por colocar Figo (direita) e Simão (esquerda) mais perto das faixas laterais e Hugo Leal no centro do terreno, no papel de organizador de jogo, habitualmente entregue a Rui Costa. No ataque, jogou Nuno Gomes, embora amanhã a titularidade deva ser entregue a Pauleta. 

A outra equipa, com apenas nove jogadores, contou apenas com três elementos na defesa - Costinha, Hélder e Nélson ¿ apoiada por Rui Bento, ligeiramente adiantado. No meio-campo, Boa Morte (direita) e Sérgio Conceição (esquerda) jogaram junto às linhas, enquanto Ednilson jogou no centro no apoio a Pauleta no ataque. 

Nestas condições, a equipa titular cedo ganhou vantagem, com golos consecutivos de Nuno Gomes, Figo e Hugo Leal. O desiquilíbrio era de tal ordem visível, que António Oliveira viu-se obrigado a intervir, retirando Luís Figo da equipa titular e, com um casaco vestido, atribuiu-lhe o papel de «joker», isto é, jogava para a equipa que atacava. A «peladinha» durou pouco mais de meia-hora e não se puderam tirar muitas conclusões. 

No final do treino, quando a maior parte dos jogadores já fazia exercícios de descompressão, Nuno Gomes, Pauleta e Hélder ficaram a fazer exercícos de finalização, respondendo a cruzamentos de Simão e Abel Xavier, da direita, e de Rui Jorge e Boa Morte da esquerda. 

Equipa provável: Quim; Abel Xavier, Fernando Couto, Jorge Andrade e Rui Jorge; Costinha e Fernando Meira; Figo, Hugo Leal e Simão; Pauleta.  
 
 

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados