Saiba tudo sobre o Euro aqui

Depressão pode espoletar diabetes em idosos

23 abr 2007, 22:14

Estudo norte-americano revela relação entre as duas doenças

A depressão pode espoletar diabetes nas pessoas mais idosas, segundo um estudo esta segunda-feira publicado nos Estados Unidos, o primeiro a estabelecer uma ligação entre estas duas doenças.

«Os resultados deste estudo mostram que os médicos devem levar mais a sério os sintomas de depressão, nos idosos, visto que aparentemente aumentam os riscos de diabetes», sublinhou Mercedes Carnethon, professora na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, e principal autora do estudo.

«Sabemos que a obesidade representa um dos principais factores de risco de diabetes e a maior parte das pessoas que sofre dessa doença é demasiado gorda ou mesmo obesa (...) Mas, após um ajustamento estatístico destes factores, constatámos que existe uma relação entre depressão e diabetes», acrescentou Carnethon.

Cerca de dois milhões de americanos, com idades iguais ou superiores a 65 anos, sofrem de depressão, segundo as estimativas federais. Esse grupo é também o que mais sofre de diabetes tipo 2 ou não insulíno-dependente.

«A diabetes é um enorme problema, é responsável por doenças cardiovasculares e renais, deteriora os vasos sanguíneos, o que afecta as funções mentais e às vezes conduz a amputações de membros inferiores», afirma Carnethon.

Este estudo foi conduzido pela Universidade Northwestern em Chicago, e incidiu em 4.681 homens e mulheres com idades iguais ou superiores a 65 anos.

O estudo foi publicado no Arquivos Norte-Americanos de Medicina Interna de hoje.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados