Saiba tudo sobre o Euro aqui

Stress crónico potencia Alzheimer

26 abr 2007, 16:24

Causa também implicações na saúde mental e física do causando depressão

O stress crónico tem implicações na saúde mental e física do ser humano causando depressão e potenciando outras doenças, como a de Alzheimer, disse hoje em Braga o investigador da Universidade do Minho Nuno Sousa, citado pela Lusa.

O especialista afirmou que as situações prolongadas de stress provocam alterações de humor e comportamentais, afectando a actividade diário do ser humano.

O médico, que integra a Escola de Ciências da Saúde, salientou que os estudos de laboratório realizados na instituição - utilizando ratos - demonstram que a exposição prolongada a situações de stress afecta certas zonas do cérebro, alterando negativamente o seu comportamento.

Nuno Sousa falava à agência Lusa à margem do VII Simpósio da Sociedade Portuguesa da Suicidologia, que decorre até sábado na Universidade do Minho, em Braga.

O encontro, subordinado ao tema «Emoções, Afectos e Suicídios», conta com mais de 500 participantes, estando prevista a apresentação de cerca de sete dezenas de comunicações.

Nuno Sousa sublinhou que os estudos laboratoriais com ratos não podem ser automaticamente comparados com situações similares nos seres humanos «mas produzem indicadores importantes, nomeadamente no domínio terapêutico».

Frisou que a investigação prática não incide apenas nos efeitos do stress, já que abrange também os aspectos ligados à aplicação de determinados agentes químico-farmacêuticos capazes de reverter, pelo menos parcialmente, os danos do stress.

«É preciso que se diga que, ao contrário do stress crónico, o agudo, de carácter esporádico, pode ter efeitos positivos no ser humano uma vez que o obriga a enfrentar e superar uma determinada situação», acentuou.

O investigador faz equipa com os docentes Óscar Gonçalves e Joana Palha no Instituto da Vida e de Ciências da Saúde, os quais leccionam e investigam, respectivamente, nas áreas de Psicoterapia e Estudos moleculares.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados