UEFA proíbe jogos em Israel e entre ucranianos e russos

17 jul 2014, 14:36
Adeptos do D. Kiev fazem protesto (Reuters)

Decisões relativas a Liga Europa e Liga dos Campeões

A UEFA decidiu proibir os jogos em Israel «até indicação em contrário» devido ao conflito entre israelitas e palestinianos. Por razões de segurança, também bloqueou possíveis jogos entre equipas da Ucrânia e da Rússia.

Quanto ao caso israelita, a entidade que tutela o futebol europeu explica que os clubes com jogos europeus já marcados têm de indicar estádios alternativos, fora do estado de Israel, para as partidas quer da Liga dos Campeões, quer da Liga Europa. É, por exemplo, o caso do Macabi Telavive, que tem jogo de Champions agendado para dia 22, frente ao FC Santa Coloma.

Entretanto, a UEFA também se pronunciou em relação à situação na Ucrânia e na Rússia e permite que haja jogos quer em Dnipropetrovsk e Odessa, para além de Kiev e Lviv. O Dnipro e o Chornomorets Odessa vão entrar nas próximas rondas da Champions e da Liga Europa.

Ora, no site oficial, a UEFA esclarece ainda que devido à situação política entre Rússia e Ucrânia, possíveis jogos entre equipas dos dois países foram bloqueados, depois de as federações dos dois países terem manifestado preocupação sobre o tema. Ou seja, os sorteios das competições europeias têm mais este condicionalismo de não haver jogos entre ucranianos e russos «até indicação contrária».

Quer isto dizer que o Zenit e o Dnipro não se vão poder defrontar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cujo sorteio é realizado nesta sexta-feira.

Mais Lidas

Patrocinados