Imagens de satélite revelam reforço da presença militar russa na fronteira com a Ucrânia

CNN Portugal , HCL
21 fev 2022, 00:00
Ucrânia

Empresa que revelou fotografias afirma que as mesmas indicam um estado de maior prontidão bélica

Novas imagens de satélite que revelam um reforço da presença de equipamento militar e de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia foram divulgadas por uma agência privada norte-americana que alertou para uma maior prontidão bélica por parte das forças de Putin.

Esta nova atividade é observada num momento em que a Rússia prolongou os exercícios militares na Bielorrússia que deveriam ter terminado este domingo, aumentando as tensões entre as potências ocidentais relativas a uma iminente invasão russa da Ucrânia.

As imagens foram divulgadas pela Maxar Technologies, com sede nos EUA, que acompanha o avanço de forças russas há semanas. "Esta nova atividade representa uma mudança no padrão dos desdobramentos observados anteriormente de grupos de batalha (tanques, veículos blindados, artilharia e equipamentos de apoio)", disse a empresa num comunicado emitido este domingo.

 

MAXAR Technologies

Estas novas imagens surgem depois de a mesma empresa ter fotografado vários destacamentos militares ao redor da guarnição de Soloti, na Rússia, no dia 13 de fevereiro. Já este domingo, as fotografias revelam que a maior parte das unidades de combate e equipamentos de apoio em Soloti já partiram.

As imagens mostram ainda extensas linhas de veículos e alguns comboios de equipamentos blindados. Alguns equipamentos também foram colocados a leste da cidade de Valuyki, na Rússia, num campo de aproximadamente 15 km ao norte da fronteira ucraniana. 

Segundo Stephen Wood, diretor sénior da Maxar News Bureau, a atividade militar da Rússia parece ser recente. "Para mim, indica um estado de maior prontidão", disse à agência Reuters.

Europa

Mais Europa

Patrocinados