Guerra na Ucrânia: Conselho de Segurança da ONU volta a reunir-se de emergência

17 mar 2022, 08:24
ONU

Reunião foi pedida por seis países, preocupados com a situação humanitária na Ucrânia: Estados Unidos, Reino Unido, França, Albânia, Noruega e Irlanda

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas irá reunir-se de emergência esta quinta-feira, informaram fontes diplomáticas, citadas pelo The Guardian.

A reunião foi solicitada pelos Estados Unidos, Reino Unido, França, Albânia, Noruega e Irlanda, que justificam o encontro com a deterioração da situação humanitária na Ucrânia. 

O encontro do Conselho de Segurança deverá realizar-se pelas 15:00 no fuso horário do leste dos EUA, 11:00 em Lisboa.

"A Rússia está a cometer crimes de guerra e a atingir civis. A guerra ilegal da Rússia na Ucrânia é uma ameaça para todos nós", publicou no Twitter a missão do Reino Unido na ONU, um dos seis países que pediram a reunião. 

 

 

A Rússia pediu, entretanto, o adiamento da votação de uma resolução do Conselho de Segurança precisamente sobre a situação humanitária na Ucrânia. A votação, que estava inicialmente agendada para quarta-feira, foi mudada para a tarde desta quinta-feira e está agora marcada para a manhã de sexta-feira, ainda que possa ser cancelada se assim o entenderem os países aliados da Rússia.

No rascunho desta resolução enviado pela Rússia, que foi considerado uma "hipocrisia" pela maioria dos países, a situação humanitária na Ucrânia é abordada sem referir a palavra "guerra", dizendo que ambas as partes em conflito devem concordar em pausas para evacuação dos locais atingidos, sem nunca referir quais as partes em causa.

Outras fontes diplomáticas citadas pelo Guardian dão conta de que haverá negociações com vista a uma intervenção do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na assembleia-geral das Nações Unidas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados