REVISTA DE IMPRENSA || Uma das torres que será construída na zona do antigo Bairro do Aleixo será uma das mais altas do Porto, com 21 andares
A zona do antigo Bairro do Aleixo vai voltar a ter torres, uma delas com 21 andares - um dos edifícios mais altos da cidade. O plano foi conhecido durante uma reunião pública extraordinária da Câmara do Porto, e foi avançado pelo Público e pelo JN. Segundo os diários, está prevista a construção de 13 edifícios, incluindo cinco torres.
Ao Público, João Queirós, que foi o sociólogo que acompanhou de perto o desmantelamento do Bairro do Aleixo, refere que a forma como o processo está a ser levado a cabo irá originar uma “diminuição do stock habitacional de iniciativa e gestão pública”.
Isto porque, ao que está nos planos da Câmara Municipal do Porto, os novos edifícios terão menos de 500 mil fogos, dos quais - na melhor das hipóteses - 150 serão atribuídos ao programa de arrendamento acessível da autarquia.
O bairro do Aleixo era constituído por cinco torres, a torre 5 foi demolida em 2011 e em 2013, no último mandato de Rui Rio como presidente da Câmara do Porto, foi demolida a torre 4.
O processo de desmontagem das três torres restantes arrancou em junho de 2019, tendo ficado concluído ainda antes do cronograma definido, que apontava o fim dos trabalhos para o mês de dezembro. Agora, a zona voltará às cinco torres: três com 12 pisos, um com 14 e outro com 21 pisos.