Fóssil de “dragão do mar” com 180 milhões de anos descoberto no Reino Unido

CNN Portugal , JGR
11 jan 2022, 11:00

O exemplar, com mais de dez metros de comprimento, foi encontrado em perfeitas condições por mero acaso

O fóssil de um ictiossauro gigante com 180 milhões de anos foi descoberto no Reino Unido, naquela que é descrita pelos especialistas como uma das mais significantes descobertas arqueológicas do país.

O réptil de grandes dimensões foi descoberto em fevereiro do ano passado durante uma obra de paisagismo que envolveu tirar a água de uma lagoa, no condado de Rutland, na região central de Inglaterra. Pouco depois de esvaziada, as vértebras do animal tornaram-se visíveis na lama, chamando a atenção das equipas que trabalhavam no local.

De imediato, foi chamada ao local uma equipa de cientistas que começou uma escavação de larga escala no mês de agosto, revelando os restos de um animal com dez metros de comprimento e o exemplar mais completo desta espécie, encontrado no Reino Unido.

Especialistas investigam descoberta de ictiossauro no Reino Unido

“O tamanho e o facto de permanecer tão completo é o que torna este exemplar verdadeiramente excecional”, afirmou à CNN o paleontólogo Dean Lomax, perito em ictiossauros da Universidade de Manchester.

É a primeira vez que um exemplar da sua espécie é encontrado no Reino Unido e o facto de o animal, muitas vezes comparado a um golfinho gigante, se encontrar tão bem preservado tem surpreendido os especialistas.

Representação de ictiossauro 

“É uma descoberta fantástica. Verdadeiramente um dos melhores momentos da minha carreira”, confessa Lomax, sublinhando que, no entanto, esta é apenas a “ponta do iceberg” e que ainda há muito para desvendar acerca do animal, com a possibilidade de a última refeição dele ter sobrevivido ao tempo.

A magnitude da descoberta ecoou entre académicos britânicos. Paul Barrett, antropólogo do Museu da História Natural de Londres, sublinhou o facto de este não ser apenas um dos maiores fósseis de répteis do mundo, mas também de dinossauros.

“É um objeto espetacular e genuinamente impressionante. Certamente um dos mais impressionantes fósseis marinhos descobertos no Reino Unido nos últimos 20 a 30 anos”, afirmou à CNN.

Fóssil de ictiossauro descoberto no Reino Unido 

 

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados