“Os bons exemplos de comunismo acabam em morte, fome e miséria.” Resposta: “O teu bom exemplo de liberalismo é uma bimby política”

14 fev, 18:00
CDU x IL

Dois jotas entram num bar || CDU x IL

Dois jotas entram no bar de um restaurante mexicano em Lisboa. Na ponta de um sofá preto aveludado senta-se o liberal Gonçalo Cordeiro, 30 anos, que começa por pedir uma cerveja Corona. Posicionada no cadeirão da frente, a comunista Inês Rodrigues, 22 anos, acompanha-o na bebida. Veio propositadamente do Norte e trouxe consigo dois camaradas, que aguardam numa mesa ao lado a tirar notas.

Gonçalo é assessor parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) e candidato número 8 por Lisboa às eleições legislativas. Inês, apesar de mais nova, já é membro da direção nacional da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) e candidata número 2 da CDU por Braga.

Inês lembra-se de quando se juntou à JCP, em 2017, num período em que já se faziam sentir os resquícios da crise na Educação. Não havia cacifos nem professor de duas disciplinas na escola que frequentava, levando-a a unir-se à luta dos estudantes e a conhecer os comunistas que também lá estudavam. Acabou, pouco tempo depois, no congresso da juventude partidária. “Decidi avançar e juntar-me à JCP, fazia sentido dar força a esta luta e desde aí nunca parei.”

Gonçalo quer explicar “porque é que o liberalismo funciona”, Inês sorri sarcasticamente e revira os olhos ao ouvir isto. O local onde falam parece traçar exatamente o tom do debate: um ringue de box no primeiro andar do restaurante onde há adereços alusivos ao Cinco de Mayo – data em que, pela primeira vez, o exército mexicano derrotou a França.

Tudo a postos, começa o combate retórico.

LEIA AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Relacionados

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados