"Só se fala das escolas, então e as universidades?" Esta faculdade está entre as 100 melhores do mundo mas alunos queixam-se de não serem ouvidos

29 fev, 18:00
Atletismo (FOTO: Joana Moser)

O QUE SE OUVE NOS CORREDORES DAS UNIVERSIDADES || Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

“O país está degradado, precisa de uma reformulação”, desabafa Tiago Alves, com esperança de que com um novo Governo "haja uma explosão e as coisas mudem”. É formado em Desporto e preocupa-se com aquilo que será o seu futuro, consciente do pouco espaço destinado a esta área na agenda política. "Mas o que deve ser feito?", é a questão que se coloca ao jovem, acompanhado pelos colegas Beatriz e Miguel. Os três alinham-se: primeiro, resolver os "problemas no financiamento e na contratação". 

Tiago Alves, 26 anos, e Beatriz Cardoso, 23, desistiram dos seus sonhos e decidiram enveredar por um mestrado em ensino de Educação Física. Ele ambicionava ser jogador de futebol, ela personal trainer. A conclusão a que chegaram foi que ambas as carreiras acarretam piores condições de vida, pelo que optaram por um futuro como professores dos ensinos básico e secundário.

Ambos frequentam a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), considerada uma das 100 melhores do mundo nesta área, de acordo com a edição de 2023 do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sports Science Schools and Departments.

Reparamos à chegada que, ao contrário da Universidade do Minho, em Braga - a primeira desta rubrica - o campus parece desprovido de vida académica centrada nas praxes e tão descontraído como a indumentária dos estudantes: calças de fato-de-treino, sweatshirts e, claro, sapatilhas. Ou não seria esta uma faculdade de desporto. 

A propaganda política também se verifica em cartazes e outdoors ao longo da cidade universitária, mas nos corredores da FADEUP são outros temas que captam a atenção dos estudantes.

LEIA AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Relacionados

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados