Pink Floyd recebem «Nobel da Música»

Redação , LUSA
27 ago 2008, 14:51
Pink Floyd

Polar Music Prize distingue ainda a soprano Renée Fleming

O grupo de rock britânico Pink Floyd e a soprano norte-americana Renée Fleming receberam do rei Carlos Gustavo da Suécia o prémio Polar, considerado o Nobel da música, em cerimónia realizada terça-feira no Konserthuset de Estocolmo, escreve a agência Lusa.

Aos dois galardoados foi entregue um diploma e um cheque de um milhão de coroas (cerca de 100 mil euros).

Apenas o baterista Nick Mason e o viola-baixo e vocalista Roger Waters estiveram presentes para receber o prémio em representação da banda britânica, envolvida há anos em disputas internas.

A cerimónia de entrega, na qual actuaram vários artistas suecos, encerrou uma semana de homenagem aos premiados que incluiu exposições, seminários, projecções audiovisuais e actuações em Estocolmo.

Importância na evolução da música


Os Pink Floyd receberam o prémio pela sua importância na evolução da música popular e do rock sinfónico em particular, por unir arte e música, pela sua aposta experimental e o seu êxito ao «captar e formar reflexões e atitudes para toda uma geração», segundo a acta do júri.

No caso de Fleming, o júri enalteceu a sua «voz única», a sua «naturalidade» ao cantar e a sua variedade de registos, que atraem tanto os especialistas como o público em geral.

A soprano norte-americana nasceu em 1959 nos arredores de Nova Iorque, no seio de uma família com tradição musical.

Antes de completar 30 anos estreou-se numa montagem de «As bodas de Fígaro» de Mozart, que marcou o início de uma carreira de êxito com actuações nas mais importantes salas de ópera do mundo e numerosos álbuns gravados.

Pink Floyd formaram-se há quase 45 anos


Os Pink Floyd nasceram em Cambridge, Reino Unido, há quase 45 anos, com Syd Barret como vocalista, guitarrista e força criadora da banda.

Com a saída de Barret, entrou David Gillmour, que, com Waters, Mason e Rick Wright nos teclados, integra a formação clássica do grupo, dissolvido nos anos 80. Anos depois, a banda regressou como trio, sem Waters.

Durante a década de 70, os Pink Floyd evoluíram do rock psicadélico inicial para o rock progressivo e deixaram obras como «Dark Side of The Moon», «Wish You Were Here» e «The Wall».

O prémio Polar foi criado em 1989 por Stig Andersson, editor, compositor e representante do grupo Abba.

Desde que começou a ser atribuído, em 1992, distinguiu intérpretes como B.B. King, Gyorgy Ligeti, Keith Jarrett, Bob Dylan, Ray Charles, Pierre Boulez, Elton John, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Dizzy Gillespie, Sony Rollins e Gilberto Gil.

Relacionados

Música

Mais Música

Patrocinados