O amargo balanço de um fim de semana embruxado

2 jun 2014, 11:13
Alemanha vs Camarões (Lusa)

Baixas de última hora e lesões arrepiantes mancharam particulares dos últimos dias

As lesões graves e as quatro baixas de última hora dominam o rescaldo de um fim de semana de atividade intensa para as seleções que preparam o Mundial. Dos 32 finalistas, só sete não tiveram jogos nos últimos três dias: Brasil, Áustrália, Argentina, Costa Rica, Coreia do Sul, Japão e Nigéria. As restantes 25 seleções entraram em campo para jogos particulares mais ou menos intensos. Dessas, 12 venceram os seus jogos, nove empataram e quatro (Costa do Marfim, Gana, Equador e Honduras) saíram derrotados - com a equipa das Honduras a ser a única derrotada por um não-mundialista, a Turquia.

Portugal, já se sabe, ficou-se por um empate caseiro diante de outro finalista do Mundial, a Grécia. O mesmo fez o seu adversário de estreia no Mundial, a Alemanha, perante a seleção de Camarões. Mas se Portugal deixou interrogações sobre as suas alternativas de ataque, a seleção de Joachim Löw mostrou fragilidades defensivas, que podem estar relacionadas com as ausências de Neuer e Lahm mas, pelo menos, atenuam a aura de invulnerabilidade de uma equipa que só perdeu um jogo nos últimos 20.

Sortes opostas para os outros dois adversários de Portugal na primeira fase: os Estados Unidos somaram a segunda vitória, desta vez perante a Turquia, um adversário mais exigente do que o Azebaijão – um resultado sem grandes implicações práticas, mas que pelo menos atenua os focos de contestação à ausência de Landon Donovan da lista final. E a confiança da equipa vai subindo, como o demonstra este belo momento de Clint Dempsey:



Já para o Gana, o teste com a Holanda foi de azar. Nem tanto pelo golo solitário de Van Persie, logo aos 6 minutos, que ditou uma derrota tangencial para os black stars
, mas principalmente pelo momento de azar do defesa Jerry Akaminko, que já no período de descontos caiu mal e fraturou o tornozelo, ficando fora da lista de 23, divulgada pelo selecionador Kwesi Appiah neste domingo.

Infelizmente, Akaminko foi só uma das várias vítimas, que sofreram lesões nestes últimos dias e acabam por falhar o Mundial com a meta à vista, como já tinha acontecido na sexta-feira ao costarriquenho Alvaro Saborio. Foi também o que aconteceu com o italiano Riccardo Montolivo, que fraturou a tíbia nos primeiros minutos do particular com a Irlanda.

Num sábado especialmente embruxado, esse acabou por não ser o momento mais grave: o choque entre o mexicano Luis Montes e o equatoriano Segundo Castillo provocou uma fratura arrepiante de tíbia e perónio no primeiro, e rotura de ligamentos no joelho para o segundo, deixando-os fora de combate para o Brasil. As imagens ficam aqui em baixo, mas veja-as por sua conta e risco.



Para além destes azarados outros, como Cristiano Ronaldo, continuam com um ponto de interrogação sobre a disponibilidade física para o Mundial – é o caso de outra estrela de primeiro plano, Franck Ribéry, que não jogou com o Paraguai e foi alvo de vários rumores ao longo do dia que o davam como inapto para a fase final.

Em dúvida, também, continua a recuperação plena de Luis Suarez, que apesar disso integra as escolhas finais do Uruguai, e, claro, a de Radamel Falcao, que só nesta segunda-feira vai ficar a saber se o selecionador da Colômbia, José Pekerman considera que a sua recuperação contra-relógio é suficiente para integrar a lista dos 23. Para já, 22 seleções já divulgaram a lista final, as últimas dez terão de fazê-lo até ao final do dia de hoje.

De entre os resultados do fim de semana, com tudo o que esta fase tem de contingente - os selecionadores e os adeptos procuram coisas diferentes - realce para a sólida vitória na Suécia de uma Bélgica que parece disposta a confirmar o estatuto de sensação e para o triunfo da estreante Bósnia Herzegovina diante da seleção que lidera o ranking africano

Resultados dos jogos de preparação:

Domingo, 1 de junho
Estados Unidos-Turquia, 2-1
Alemanha-Camarões, 2-2
Suécia-Bélgica, 0-2
França-Paraguai, 1-1

Sábado, 31 de maio
Uruguai-Irlanda do Norte, 1-0
Bósnia Herzegovina-Costa do Marfim, 2-1
Chile-Egito, 3-2
Noruega-Rússia, 1-1
Argélia-Arménia, 3-1
Croácia-Mali, 2-1
Holanda-Gana, 1-0
Portugal-Grécia, 0-0
Itália-Irlanda, 0-0
México-Equador, 3-1
Colômbia-Senegal, 2-2

30 de maio
Honduras-Turquia, 0-2
Irão-Angola, 1-1
Suíça-Jamaica, 1-0
Inglaterra-Peru, 3-0
Espanha-Bolívia, 2-0

29 de maio
México-Israel, 3-0
Camarões-Paraguai, 1-2

28 de maio
Estados Unidos-Azerbaijão, 2-0
Coreia do Sul-Tunísia, 0-1
Nigéria-Escócia, 2-2

27 de maio
Japão-Chipre, 1-0
França-Noruega, 4-0

26 de maio
Austrália-África do Sul, 1-1
Rússia-Eslováquia, 1-0
Montenegro-Irão, 0-0
Macedónia-Camarões, 0-2
Bélgica-Luxemburgo, 5-1

Próximos jogos:

2 de junho
Honduras-Israel

3 de junho
Costa Rica-Japão
Suíça-Peru
Brasil-Panamá
Grécia-Nigéria

4 de junho
México-Bósnia Herzegovina
El Salvador-Costa do Marfim
Itália-Luxemburgo
Argélia-Roménia
Holanda-Gales
Equador-Inglaterra

5 de junho
Argentina-Trindade e Tobago
Uruguai-Eslovénia
Chile-Irlanda do Norte

6 de junho
Brasil-Sérvia
Croácia-Austrália
Rússia-Marrocos
Alemanha-Arménia

7 de junho
México-Portugal
Grécia-Bolívia
Colômbia-Jordânia
Japão-Zâmbia
Camarões-Moldávia
Croácia-Austrália
Argentina-Eslovénia
Costa Rica-Irlanda
Bélgica-Tunísia
El Salvador-Espanha
Inglaterra-Honduras

8 de junho
Estados Unidos-Nigéria
Trinidad e Tobago-Irão
França-Jamaica
Costa Rica-Irlanda

9 de junho
Gana-Coreia do Sul

10 de junho
Portugal-Irlanda

Mais Lidas

Patrocinados