Vêm aí mais de seis milhões de vacinas no princípio de 2022

31 dez 2021, 20:50
Vacinação no Brasil

No primeiro trimestre de 2022 são esperadas cerca de 6,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, apurou a CNN Portugal junto do Infarmed . As doses esperadas são dos laboratórios da Pfizer e da Moderna. Existe ainda a possibilidade de aquisição de vacinas da Novavax, que não fazem parte desta contabilidade. 

A Novavax já recebeu parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos, embora tanto a necessidade como a calendarização ainda não estejam definidos.

Portugal recebeu em 2021 cerca de 26,7 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Este número já inclui as doses direcionadas também para as Regiões Autónomas da Madeira e Açores - e também as doses que foram posteriormente doadas e/ou revendidas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a população residente em Portugal apresenta uma imunidade de 86,4%. Existe uma maior seroprevalência para quem foi inoculado com as vacinas da Pfizer ou da Moderna e reforça a importância da terceira dose de vacinação, uma vez que a presença de anticorpos mostrou-se maior em quem foi inoculado três vezes.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados