Tensão com a Rússia: Ucrânia começa exercícios militares de dez dias

10 fev 2022, 08:34

Ação surge em resposta aos exercícios feitos pela Rússia na Bielorrússia

A Ucrânia iniciou esta quinta-feira a realização de exercícios militares que decorrerão até ao dia 20 de fevereiro.

O país presidido por Volodymyr Zelensky decidiu avançar com esta medida em resposta à realização de exercícios militares de Rússia na Bielorrússia, que decorrerão no mesmo período temporal.

Os exercícios conjuntos entre os dois países foram classificados pelos Estados Unidos como a maior mobilização de tropas russas na Bielorrússia desde o fim da União Soviética, e têm gerado apreensão entre as potências ocidentais.

Do outro lado, e apesar de não reportar o número de efetivos e armas usados nos exercícios, a Ucrânia confirmou, através do ministro da Defesa Oleksii Reznikov, que os exercícios envolverão o uso de drones e mísseis antitanque fornecidos por potências aliadas.

A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado dezenas de milhares de tropas na fronteira ucraniana para invadir novamente o país, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia em 2014.

A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas condiciona o desanuviamento da crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Com mais de 41 milhões de habitantes, a Ucrânia é o segundo maior país da Europa em área, depois da Rússia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados