Morreu Nini, a adolescente que comoveu Portugal enquanto lutava contra o cancro

CNN Portugal , HCL
18 jun 2023, 16:33
nini

Muitos dos detalhes da vida de Nini eram partilhados nas suas páginas de redes sociais, incluindo aquelas que tinham o nome “A morrer Comigo”, onde mostrava o seu dia-a-dia após ter decidido não realizar mais tratamentos

Inês Pinto, a jovem de 18 anos que lutava contra uma leucemia mieloblástica aguda morreu este domingo, segundo informação divulgada pelas páginas oficiais de Instagram e de Tik Tok da jovem, também conhecida como “Nini”.

Inês lutava contra uma doença genética rara desde a sua nascença, em 2005. chamada neurofibromatose, o que a levou a várias sessões consecutivas de quimioterapia. 

Quando tinha dois anos, um tumor fez-lhe perder um olho, situação que acabou por ser revertida após mais de dois anos de tratamento.

Em 2020, recebeu o diagnóstico de uma leucemia mieloblástica aguda, uma das formas mais graves da doença. 

Muitos dos detalhes da vida de Nini eram partilhados nas suas páginas de redes sociais, incluindo aquelas que tinham o nome “A morrer Comigo”, onde mostrava o seu dia-a-dia após ter decidido não realizar mais tratamentos.

Nini era apaixonada pelo futebol e uma adepta fervorosa do FC Porto. Nas redes sociais, Sérgio Conceição deixou uma mensagem de pesar, onde sublinha que quer "acreditar que demos um pouco de brilho nesta tua passagem entre nós, que foi curta demais”.

“Enquanto estiveste connosco, o teu sorriso pôs-nos também a sorrir, percebendo a sorte que temos de termos algo tão simples como a saúde. Obrigado pela lição Nini, até sempre!", escreveu o treinador do FC Porto.

Quando tinha 16 anos, Nini escreveu uma carta ao Papa Francisco, onde lhe pediu um encontro que foi concretizado com o pontífice. “Neste processo de fim de vida (terrena) tem sido muito bom estar em família, com amigos e a fazer aventuras”, revelou em 2022 a jovem, na carta, citada pela revista Notícias Magazine.
 

Saúde

Mais Saúde

Mais Lidas

Patrocinados