Federação Internacional de Ténis suspende Rússia e Bielorrússia

1 mar 2022, 19:06
Daniil Medvedev no Open da Austrália (EPA/DEAN LEWINS)

Tenistas destes dois países só poderão continuar a competir em nome individual. Participação em provas por equipas, como a Taça Davis, ficam proibidas

A Federação Internacional de Ténis (ITF) suspendeu as federações de ténis da Rússia e da Bielorússia, que estão assim proibidas de participar e competições internacionais por equipas.

Em comunicado, a ITF refere que a sanção não se aplica aos tenistas que competem nos diferentes circuitos em nome individual, como é o caso de Daniil Medvedev, novo número 1 mundial, ou de qualquer outro tenista russo ou bielorrusso que participe em torneios ATP, WTA ou do circuito Challenger, todos eles pontuáveis para o ranking mundial.

«A suspensão é válida por um período indefinido, mas a Rússia e a Bielorrússia foram retiradas ou são inelegíveis para competir em todas as competições internacionais de equipas da ITF em 2022», lê-se.

Na lista de torneios fechados aos dois países estão, entre outros, Taça Davis a Taça Billie Jean King, e a Taça do Mundo de cadeira de rodas (com uma etapa em Vilamoura de 2 a 8 de maio).

Também nesta terça-feira, o ATP e o WTA (organismos responsáveis pelos circuitos profissionais masculino e feminino) anunciaram a suspensão do torneio masculino e feminino que estava previsto realizar-se em Moscovo em outubro.

Relacionados

Patrocinados