Federação Internacional de Atletismo bane atletas russos e bielorrussos

1 mar 2022, 17:19
Barreira - Atletismo (AP)

Decisão anunciada nesta terça-feira abrange também os atletas que têm competido sob bandeira neutra

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que os atletas russos e bielorrussos estão impedidos de participar em todas as competições de atletismo com efeitos imediatos.

A decisão do organismo surge após a recomendação do Comité Olímpico Internacional e significa o afastamento de desportistas destes países dos Mundiais de pista coberta em Belgrado (18 a 20 de março) e ao ar livre, nos Estados Unidos, em julho, bem como dos campeonatos mundiais de marcha por equipas, que decorrem entre esta sexta-feira e sábado em Mascate, Omã.

A sanção também se aplica aos atletas russos que têm competido sob bandeira neutra, na sequência do escândalo de doping na Rússia.

A World Athletics admitiu ainda tomar medidas adicionais, como a suspensão da federação bielorrussa, o que pode acontecer após uma reunião agendada para a próxima semana.

«Os líderes mundiais pensaram que poderiam evitar uma invasão por canais diplomáticos, mas sem sucesso, dada a intenção inabalável da Rússia de invadir a Ucrânia», declarou Sebastian Coe, presidente da World Athletics.

Relacionados

Patrocinados