Clube alemão terminou parceria de 15 anos com a Gazprom devido à invasão da Rússia à Ucrânia
A venda de camisolas do Schalke 04 sem logótipo da Gazprom disparou esta terça-feira, um dia depois do clube alemão ter anunciado a rescisão de contrato de patrocínio com a empresa estatal russa de produção e distribuição de energia, na sequência da invasão da Rússia à ucrânia.
«O interesse pela camisola especial com o logótipo 'Schalke 04' [em vez do nome do patrocinador] é gigantesco. Isso levou a uma saturação da loja online», informou o emblema germânico em comunicado.
De acordo com o atual quinto classificado da Bundesliga2, a camisola que custa 69,95 euros, pode ser encomendada, agora, através de uma formulário, sendo que, caso a procura exceda as 7.000 unidades disponíveis, haverá um sorteio entre os interessados.
Refira-se que perante a escalada da ofensiva russa na Ucrânia, o Schalke 04 tinha anunciado, na passada quinta-feira, a retirada de todas as referências à Gazprom dos seus equipamentos. O contrato com a maior exportadora mundial de gás natural proporcionava um encaixe anual de nove milhões de euros ao clube alemão, valor que poderia aumentar para 15 milhões em caso de promoção à Bundesliga.
«A capacidade financeira do clube não será afetada por esta decisão», assegurou o Schalke 04, assinalando que «a direção acredita que poderá apresentar muito em breve um novo patrocinador».
No fim de semana, o Borussia Dortmund, clube da Bundesliga, cuja cidade dista 25 quilómetros de Gelsenkirchen, deixou a entender que poderia prestar ajuda financeira ao Schalke 04, face à rotura com a Gazprom que se veio a confirmar.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.