Atletismo: Naide Gomes bate recorde nacional do salto em comprimento

14 jul 2002, 23:59

Campeonatos de Portugal - segundo dia A atleta do Sporting acrescentou um centímetro ao anterior recorde, que também era seu.

Um pouco mais animada a segunda jornada dos Campeonatos de Portugal, que terminaram este domingo em Lisboa (Estádio Universitário), teve como ponto alto o recorde de Portugal obtido por Naide Gomes no salto em comprimento.

A atleta passou 6m,57 ao segundo ensaio num concurso em que primou pela regularidade, fazendo, sucessivamente, em cada ensaio, as marcas de 6m,19, 6m,57, 6m,45, 6m,20, 6m,30 e 6m,11. A atleta superou em um centímetro o anterior máximo que já lhe pertencia desde o dia 16 de Junho.

Nesta prova, Marta Godinho, do JOMA, foi a segunda classificada, com 6m,05, enquanto se revelou a jovem Susana Costa, do Independente de Setúbal, que saltou 5m,90 (com vento), mas com uma marca regular de 5m,83 (recorde pessoal).

Depois, destaque para as provas de 800 metros que registaram as vitórias de Rui Silva e Carla Sacramento, ambas com a presenças dos melhores especialistas portugueses e 400 metros barreiras, que juntou os três atletas com mínimos, com triunfo para Edivaldo Monteiro, à frente de Pedro Rodrigues e Carlos Silva. O quinto classificado desta prova, o atleta juvenil Ricardo Lima, do Cavadas, bateu o recorde nacional da categoria com a marca de 52,64 segundos.

Outras provas de bom nível foram as de triplo-salto masculino, com os recordes pessoais de Américo Castelbranco (15m,99, sexto português de sempre) e Gaspar Araújo (15m,94, sétimo português de sempre); de 3000 m obstáculos, com Manuel Silva a liderar totalmente a corrida obtendo a sua terceira marca de sempre, à frente de Mário Teixeira e João Junqueira; de 110 metros barreiras, com Rui Palma a derrotar o recordista nacional Luís Sá e a ficar a dois centésimos dos mínimos (já ficou uma vez a um centésimo dessa barreira).

Para além deles destaque ainda para o triunfo de João André, no salto com vara (5m, 45), que ainda tentou o recorde de Portugal (5m,67) e para a prova de 5000 metros femininos, que Fernanda Ribeiro triunfou com uma marca mediana, à frente de Ana Dias e Marina Bastos. 

Patrocinados