Atletismo: português estará entre os casos de «doping» do Mundial de corta-mato

9 mai 2003, 14:29

Anuncia-se o nome de Manuel Magalhães, do Joane Anuncia-se o nome de Manuel Magalhães, do Joane. Mas, ainda se espera pelo resultado da contra-análise.

Segundo se noticia em Portugal, o atleta Manuel Magalhães, do Joane, estará no rol dos cinco novos casos de doping, número revelado esta sexta-feira por um responsável da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Entre os casos positivos estarão três homens - um deles o português Manuel Magalhães, um espanhol e um marroquino - e duas mulheres, uma queniana e outra marroquina, cuja identidade não foi revelada.

Três dos atletas controlados acusaram eritropoietina (EPO), enquanto aos outros foram detectados vestígios de nadrolona e stanozonol nas análises feitas à urina. Segundo a IAAF nenhum dos atletas apanhados nas malhas do doping conquistou medalhas individuais. Manuel Magalhães classificou-se no 31º no crosse longo, sendo o terceiro atleta a pontuar para a selecção portuguesa.

O atleta foi objecto de duas análises, uma, de surpresa, na véspera da competição e outra após a sua prova, realizada no segundo dia. Em ambos os casos, foi-lhe feita colheita de sangue e urina, para despistagem, também, de EPO. As colheitas feitas a Manuel Magalhães terão revelado vestígios de nandrolona. O português aguarda agora pelo resultado da contra-análise, arriscando uma suspensão de dois anos.

Patrocinados