GP Portugal de Motociclismo: Rossi vence com a chuva a ajudar

8 set 2002, 19:06

Italiano conseguiu a sua nona vitória da época O piloto italiano conseguiu a sua nona vitória da época no Estoril, debaixo de intensa chuva.

O italiano Valentino Rossi assegurou neste domingo a vitória na classe principal (MotoGP) do Grande Prémio de Portugal, 11ª prova do Mundial de Motociclismo, com uma pequena ajuda da chuva.

O piloto da Honda beneficiou de uma queda aparatosa do espanhol Gibernau, que assumiu a liderança da prova durante grande parte do tempo, mas acabou por ser vítima das más condições metereológicas. Debaixo de intensa chuva, Gibernau arriscou demasiado e acabou por pagar caro.

Rossi, por seu lado, soube tirar o melhor partido da queda e não mais deixou escapar a vitória. O italiano completou as 28 voltas da corrida em 54.12,962 minutos, deixando para trás o espanhol Carlos Checa (Yamanha) e o japonês Tohru Ukawa (Honda).

Esta é a nona vitória de Valentino em 11 provas já realizadas este ano. Uma vitória que poderá assumir particular significado para o piloto italiano, não só porque representa o seu regresso aos triunfos, depois de ter desisitido no Grande Prémio da República Checa, mas também porque poderá revalidar o título mundial já no próximo Grande Prémio, no Brasil.

Nos 250 cc, vitória para o espanhol Fonsi Nieto, que também teve de se ver com a chuva, mas que acabou a beneficiar com a queda do japonês Naoki Matsudo numa altura em que o nipónico dispunha de uma vantagem considerável. Nieto completou as 26 voltas da prova em 53.58,901 minutos, dexando para trás o italiano Marco Melandri, a 0,684 segundos, e o argentino Sebastián Porto, a 7,342 segundos.

Nos 125 cc., o francês Arnaud Vincent (Aprilia) foi vencedor, com um tempo de 49.05,300 minutos, depois de aceso duelo com o italiano e seu colega de equipa Simone Sanna. «Apertado» pelo italiano e pelo alemão Steve Jenkner, também da Aprilia, o piloto gaulês garantiu a sua quarta vitória da época com uma ultrapasagem oportuna na última curva da partida.

Patrocinados