Ciclismo: buscas domiciliárias na Bélgica chegam a Museew

4 set 2003, 18:43

Famoso ciclista belga A polícia belga realizou esta quinta-feira buscas domiciliárias numa operação anti-doping nos meios do ciclismo profissional na Flandres

A polícia belga realizou esta quinta-feira buscas domiciliárias numa operação anti-doping nos meios do ciclismo profissional na Flandres. No meio da investigação foi visitada a casa do ciclista Johan Museeuw, da Quick Step.

Os investigadores apreenderam substâncias suspeitas «em todas as buscas» realizadas nas residências de vários ciclistas de alto nível, revelou o porta-voz da Procuradoria da cidade, Tom Janssens. Os produtos encontrados estão agora a ser analisados em vários laboratórios belgas, embora não seja conhecido se são ilegais ou não.

Várias pessoas foram submetidas a interrogatório, entre as quais o conhecido ciclista belga. O inquérito diz respeito a um tráfico de hormonas animais no sector da agricultura. Suspeita-se que um veterinário de Oostrozebeke, perto de Courtrai, «distribua igualmente hormonas humanas no pelotão de ciclistas e também em corridas de cavalos», acrescentou.

Musee, o ciclista belga mais famoso desde Eddie Merckx, foi duas vezes vencedor da Taça do Mundo de clássicas de um dia e é ainda campeão mundial em 1996. Para além deste títulos, o ciclista conta ainda vitórias no Paris-Roubaix, na Volta à Flandres no Paris-Tours.

Patrocinados