Atletismo: comissão vai investigar participação de Young no Jogos Olímpicos

4 set 2003, 18:55

Alegada irregularidade na inscrição do atleta por parte dos EUA A Agência Mundial de Anti-Doping (AMA) confirmou a criação de uma comissão para investigar o caso do atleta norte-americano Jerome Young.

A Agência Mundial de Anti-Doping (AMA) confirmou a criação de uma comissão para investigar o caso do atleta norte-americano Jerome Young, que venceu a estafeta 4x400 metros nos Jogos Olímpicos Sidney 2000. Uma comissão conjunta da AMA e Comité Olímpico Internacional irá investigar a suspeita de a Federação Norte-Americana de Atletismo ter autorizado Young a competir nos Jogos Olímpicos um ano depois de um consumo de esteróides não punido.

«Acredito que esta investigação trará mais transparência ao assunto, que lançou suspeitas sobre a vitória dos Estados Unidos na estafeta em Sidney», afirmou o presidente da AMA, Richard Pound.

A comissão será composta pelo vice-presidente do COI, Thomas Bach, o director médico do COI, Patrick Schamasch, o director-geral da AMA, David Howman, e o director-legal e financeiro da AMA, Olivier Niggli.

Na semana passada, um dia depois de Young conquistar a segunda medalha de ouro nos Mundiais de Paris 2003, o presidente do COI, Jaques Rogge, enviou uma carta ao Comité Olímpico dos EUA e à IAAF instando à realização de uma «urgente investigação». 

Patrocinados