opinião
Comentador

Marcelo "fugiu" de um tema quente ao convocar o Conselho de Estado (e Miguel Sousa Tavares não percebe isso)

27 jun, 23:16

Marcelo Rebelo de Sousa convocou um Conselho de Estado para discutir a situação na Ucrânia - uma decisão que Miguel Sousa Tavares descreve como "intrigante" tendo em conta que há outros "temas candentes" sobre os quais o Presidente da República deveria ser aconselhado

Miguel Sousa Tavares critica a decisão do Presidente da República por convocar um Conselho de Estado para discutir a situação na Ucrânia quando, diz, há outros "temas candentes" que estão a marcar a atualidade política, nomeadamente a reforma da Justiça.

"Porque é que ele vai discutir da Ucrânia quando o país inteiro está a discutir a Justiça?", questiona o comentador da TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) na rubrica 5.ª Coluna do Jornal Nacional desta semana.

O comentador admite mesmo estar "intrigado" com esta decisão, argumentando que "se o Conselho de Estado serve para alguma coisa é para discutir os temas candentes". Ora, "há muito tempo que há razões sérias para discutir" o tema da Justiça, diz.

"Não sei porque o Presidente foge do tema justiça por todos os lados. Ele não pode fugir do tema", defende, acrescentando que Marcelo Rebelo de Sousa "parece que está alheio" à situação dos tribunais "e que isto não lhe diz nada".

Além disso, o comentador questiona porque não se discute antes o reconhecimento do Estado da Palestina, uma vez que "praticamente todos os conselheiros têm a mesma posição sobre a Ucrânia", ao contrário do que acontece com o conflito no Médio Oriente.

"Não seria mais útil um Conselho de Estado sobre a Palestina, visto que aí há divisões na Europa? Há três países, começando pela Espanha, que já reconheceram o Estado da Palestina. Nós estamos há anos a fizer que o vamos fazer", critica, lembrando ainda as recentes declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que assinalou que "ainda não é oportuno" tomar uma decisão nesse sentido.

"Gostava de saber quando é que será oportuno", interroga Miguel Sousa Tavares, em tom irónico.

Presidência do Conselho Europeu "é a cara de António Costa"

Na 5.ª Coluna desta semana, Miguel Sousa Tavares analisou ainda as negociações em Bruxelas em torno dos nomes que vão ocupar os altos cargos da União Europeia, incluindo António Costa para o Conselho Europeu.

Na perspetiva do comentador, "António Costa parece ter nascido para este cargo", uma vez que, entre as competências do presidente do Conselho Europeu, definidas no Tratado de Lisboa, há uma frase que se destaca e que, diz Miguel Sousa Tavares, "parece ter sido feita" para o ex-primeiro-ministro.

"Ajudar a facilitar a coesão e o consenso no âmbito do Conselho Europeu", cita o comentador, acrescentando de seguida: "Isto é a cara do António Costa. Ele parece ter nascido para este cargo."

Comentadores

Mais Comentadores

Patrocinados