Taça UEFA: portugueses nunca foram eliminados por polacos ou israelitas

30 ago 2002, 19:14

Oito vitórias em casa em oito jogos Oito vitórias em casa em oito jogos - cinco contra polacos, três contra israelitas.

Os clubes portugueses têm cem por cento de aproveitamento nas provas europeias frente a polacos e israelitas. F.C.Porto e Boavista têm razões para optimismos para a primeira eliminatória da Taça UEFA, nos jogos com Polónia Varsóvia e Maccabi Tel-Aviv, respectivamente.

Estes dois clubes nunca jogaram frente a portugueses nas provas europeias, tal como o Boavista nunca defrontou equipas israelitas. Já o F.C.Porto teve adversários polacos por duas vezes: o LKS Lodz, em 94/95, na primeira eliminatória da Taça das Taças; e o Wisla Cracóvia, em 2000/01, na segunda eliminatória da Taça UEFA.

Das duas vezes o F.C.Porto apurou-se sem grandes complicações. Contra o Lodz venceu nas Antas por 2-0 e na Polónia por 1-0; frente ao Wisla Cracóvia, jogou primeiro fora, empatando a zero, e resolvendo depois a eliminatória no Porto com uma vitória por 3-0.

Vitória de Setúbal e Benfica (duas vezes) também ultrapassaram os seus adversários polacos, ganhando sempre em casa. O mesmo, aliás, aconteceu nos jogos de Sporting (duas vezes) e Benfica com israelitas - as vitórias conquistadas em Portugal foram suficientes para, nas três ocasiões (sempre nos anos 90), os portugueses seguirem em frente.

Patrocinados