Do Chega à CDU: a lista das terras mais ferrenhas

11 mar, 02:25

Por todo o país há terras onde a percentagem de votos num partido se destaca

Veja aqui os resultados de todas as localidades do país.

 

AD

A AD venceu as eleições e o concelho mais laranja do país é Sernancelhe, no distrito de Viseu, onde 60,11% dos votos foram para a liderança de Luís Montenegro. Neste concelho, nas freguesias de Cunha e de Quintela a votação ultrapassou os 71% do total de eleitores. São as aldeias mais ferrenhas da AD neste distrito.

Em Boticas, distrito de Vila Real, o segundo em todo o país com maior percentagem votos na AD, outra terra esteve acima dos 71% de votos em Luís Montenegro: a freguesia de Vilar e Viveiro.

O terceiro concelho mais laranja do país é Valpaços, também em Vila Real, com 52,72% dos votos na AD. Aqui o recorde da votação laranja vai para Fornos do Pinhal, com 77,89% dos votos depositados na Aliança Democrática.

Ao nível distrital, a maior percentagem de votos foi registada em Bragança (40,061%), seguida dos Açores (39,84%)  e Vila Real (39,33%).

 

PS

O distrito de Portalegre é uma terra de opostos. Aqui tanto podemos encontrar a terra que mais vota no PS em todo o país como a que mais votos deu ao Chega a nível nacional. Mas vamos por partes. Em Gavião mandam os socialistas com 47,4%. É o concelho mais cor de rosa do país e a freguesia de Belver o “socialistão”, que levou 59,56% dos eleitores a votar em Pedro Nuno Santos.

Em segundo lugar está o concelho de Castanheira de Pêra, a pouco mais de cem quilómetros de Gavião, no distrito de Leiria, onde 45,73% dos eleitores votou no PS.

No pódio das terras mais socialistas está, em terceiro lugar, Vila Velha de Ródão, com 43,72%. E, aqui, é na freguesia de Perais que se registou a votação mais expressiva, com 49,39% dos votos.

O distrito com maior percentagem de votos socialistas foi Castelo Branco (34,22%), seguido de Portalegre (34,05%) e Évora (32, 72%).

 

CHEGA

O resultado do Chega, com mais de um milhão e cem mil votos por todo o país, teve a sua maior expressão no concelho de Elvas, distrito de Portalegre (o segundo distrito com maior percentagem de votos na extrema direita), onde ficou à frente de todos os partidos com 36,53% de todos os votos. Neste concelho, é na freguesia de São Vicente e Ventosa que se regista a maior votação, metade da população votou em Ventura -  49,06% dos eleitores escolheram o Chega.

No Alentejo, a seguir a Elvas a terra com maior votação no Chega foi Moura (30,53%) e Mourão (29,77%), localidades onde a votação neste partido já tinha tido expressão em anteriores eleições.

No Algarve, onde o Chega foi a força política mais votada, à frente do PS e da AD, a liderança de Ventura atravessa o distrito de lés-a-lés com 27,19% dos votos: Albufeira (36,53%), Lagoa (32,61%), Portimão (30,14%), Silves (29,97%), Olhão (29,33%), Castro Marim (29,33%), Loulé (27,76%) e Vila Real de Santo António (27,28%). São os concelhos com maior expressão política deste partido que viu quadruplicar a sua base de apoio eleitoral.

 

INICIATIVA LIBERAL

Foi no concelho do líder dos liberais que o partido mais votos obteve. Em Braga, onde vota Rui Rocha, a IL teve 8,52% dos votos, mas estiveram longe de serem suficientes para ganhar o concelho. O segundo concelho com maior número de votos liberais foi Oeiras (7,92%), seguido de Arruda dos Vinhos (7,65%), Cascais (7,59%), Lisboa (7,45%), Mafra (7,39%), Alcochete (7,37%) e – ainda na casa dos 7 – Maia (7,28%). Um partido ziguezague entre o Norte e o Centro do país.

 

BLOCO DE ESQUERDA

É no Algarve que o BE encontra as terras mais devotas à causa. Aljezur encabeça a lista com 7.67%, Vila do Bispo (7,63%). No entanto, é em Setúbal que o partido encontra a sua maior base eleitoral nestas eleições, com 6% dos votos e com Sines na frente.

 

CDU

O concelho com maior percentagem de votos na CDU, ou seja, o mais comunista do país, é Avis, (26,8%), precisamente no distrito de Portalegre, onde podemos encontrar também o concelho mais socialista da nação e o que maior percentagem de votos deu ao Chega. É o distrito dos três recordes partidários. Neste concelho, é na União das freguesias de Alcórrego e Maranhão que se ergue a maior percentagem de comunistas, com 41,49% de votos no partido da foice e do martelo.

Apesar da CDU ter perdido o seu deputado em Beja – que aconteceu pela primeira vez em 50 anos de democracia, o segundo concelho com maior percentagem de votos é Serpa (23,7%), seguido de Mora (22,95%), em Évora.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados