O ex-ManUtd que foi, finalmente, ordenado padre

9 jul 2017, 19:44
Phil Mulryne (Reuters)

Partilhou balneário com Beckham, os Neville e as estrelas da geração de 92

Paul Gibson, Phil Neville, Ronnie Wallwork, Michael Clegg, Ashley Westwood, John Curtis, Danny Hall, Neil Mustoe, Grant Brebner, David Johnson, Dessie Baker, Terry Cooke, Phil Mulryne, David Hilton e David Gardner.

Dos 15 futebolistas do Manchester United que jogaram a final da FA Youth Cup de 1995, um nome salta à vista. Phil Neville pode não ter sido o mais brilhante dos laterais, mas fez parte de uma geração de campeões.

Já os outros caíram, praticamente, no esquecimento, mesmo que tenham feito carreira por clubes cujo nome é familiar, e que se tornaram notícia por motivos extrafutebolísticos.

É o caso de Phil Mulryne, natural de Belfast, a mesma cidade que deu ao mundo George Best.

Formado no Manchester United, chegou à equipa principal dos red devils e tinha todas as ambições de estrelato. Mulryne estava num dos maiores clubes do mundo, namorava uma modelo e concorria com David Beckham, Nicky Butt e outros por um lugar no onze.

Mas a carreira de Mulryne entrou em declínio.

A classe de 92 do ManUtd impediu que de muitos outros jovens promissores se impusessem na primeira equipa. Mulryne saiu, mas também não se impôs no Norwich e no Cardiff.

Passou para o Leyton Orient e depois ainda assinou pelo Kings Lynn FC. Nessa altura, já não se sabia se ainda estaria junto com Nicole Chapman, a modelo que o acompanhava.

Em setembro de 2005, a Irlanda do Norte ia jogar com Azerbaijão e Inglaterra, quando Phil Mulryne e Jeff Whitey, falharam um recolher obrigatório.

O selecionador Lawrie Sanchez suspendeu-os e Mulryne nunca mais foi internacional.

Em 2016, surgiram notícias de que estaria insolvente ao mesmo tempo que o antigo médio, já retirado do futebol, estudava para... padre. Foi ordenado neste sábado, pelo Arcebispo de Dublin.

Patrocinados